CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Porto: Arquitecto Sir Peter Cook dá conferência no Sábado

7 de junho de 2018

O arquitecto e professor britânico Peter Cook, figura marcante na arquitectura mundial há mais de meio século e um dos fundadores do Archigram, grupo vanguardista dos anos 60 é o palestrante de uma conferência que tem lugar, às 18:00 de Sábado, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), no âmbito do ciclo "Aulas de Autor. Narrativas Desenhadas".

Em comunicado, a faculdade avançou hoje que o fundador do grupo radical de arquitectos Archigram é o "convidado para a terceira sessão do ciclo" que decorre no Auditório Fernando Távora e que tem "entrada livre, mas sujeita à lotação da sala".

"Esta sessão na FAUP constituirá seguramente uma rara oportunidade de assistir a uma conferência em Portugal do arquitecto inglês que celebra 82 anos em Outubro", acrescenta o comunicado.

Segundo Carlos Machado e Moura, da organização, a conferência vai ser uma 'masterclass', com duração "entre uma hora e uma hora e meia", e vai ter espaço para perguntas.

"A obra de Sir Peter Cook foge um bocado ao que é comum na FAUP, mas achamos que o choque de culturas é fantástico e é uma oportunidade incrível pelo percurso que tem e pela influência na arquitectura do final do século 20", salienta.

Esta sessão faz parte do ciclo "Aulas de Autor", uma iniciativa que se desenvolve no âmbito do projecto "Colecção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto".

Este quarto ciclo decorre desde Fevereiro, até Julho, e é coordenado por Carlos Machado e Moura, Rui Neto e Noémia Herdade Gomes.

Rui Moura e Machado explicou que "o tema central das sessões é o desenho como instrumento criativo", e que a organização procura convidar nomes de referência na área.

Peter Cook conta no seu currículo com trabalhos como o Museu de Arte de Graz (Kunsthaus), na Áustria, o pavilhão do jardim botânico de Osaka, no Japão, um bloco de apartamentos para o complexo de habitação social da Lutzowplatz, em Berlim, ou o Estádio Olímpico de Londres.

É também o autor, entre outros livros, de "Drawing: the motive force of Architecture" (Wiley) e "Peter Cook Architecture Workbook" (Wiley).

Lusa/DI