CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Novo coronavírus mata Vittorio Gregotti, coautor do CCB com Manuel Salgado

15 de março de 2020

O arquitecto italiano Vittorio Gregotti, coautor do Centro Cultural de Belém com Manuel Salgado, morreu hoje em Milão, vítima de uma pneumonia causada pelo novo coronavírus, noticiaram vários "media" italianos.

Nascido em Novara, em 10 de Agosto de 1927, o grande arquitecto, urbanista e teórico da arquitectura morreu hoje de manhã em Milão e a sua mulher, Marina Mazza, está internada no mesmo hospital.

Vitorrio Gregotti estava internado na clínica San Giuseppe, em Milão, após as consequências da pneumonia por coronavírus. Entre os projectos mais importantes realizados pelo Gregotti Associati International, o estúdio que fundou em 1974, contam-se o o plano de desenvolvimento do distrito de Bicocca, em Milão (1985-2005), o Centro Cultural de Belém, em Lisboa (1988-1993) e o teatro lírico de Aix-en-Provence (2003-2007).

Em 1975, foi curador da Bienal de Veneza, a primeira em que a arquitectura apareceu oficialmente "como uma extensão do sector de artes visuais". O seu trabalho mais recente foi a renovação da antiga fábrica para o teatro do Teatro de Fundição de Leopolda, em Follonica (Grosseto).

Lusa/DI