CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Design
Santander transforma cartões expirados em mobiliário urbano

Santander transforma cartões expirados em mobiliário urbano

4 de agosto de 2021

O Santander associou-se à Contisystems, o parceiro do Banco na personalização de cartões, num projecto de reciclagem de cartões bancários expirados e capturados e que serão usados para o fabrico de mobiliário urbano.

O Santander compensa a emissão de CO2 na produção dos plásticos dos cartões, desde 2020, e produz os cartões em material biodegradável. Agora, o Santander quer ir mais além, garantindo um fim de vida ecologicamente responsável para os seus cartões.

A entrega dos cartões expirados pode ser efevtuada de duas formas. Os clientes podem colocá-los num ATM que irá capturá-los automaticamente. Alternativamente, ao receber a renovação do seu cartão caducado, o cliente receberá também um envelope RSF, onde deverá colocar o seu cartão antigo, seguindo todas as instruções indicadas e proceder ao seu envio, sem custos. O cartão será enviado para um apartado da Contisystems, que por cada quilograma de cartões recolhidos, plantará uma árvore e assegurará a sua manutenção durante cinco anos. As plantações são integradas em iniciativas de voluntariado e de projetos ambientais a decorrer em áreas protegidas. Serão plantadas espécies que potenciam a taxa de sobrevivência, a biodiversidade e a resiliência aos fogos.

Este processo de reciclagem, através do envio em envelope RSF, encontra-se ainda em fase de projecto-piloto, estando apenas disponível para cartões de débito. Após serem devolvidos, os cartões são recolhidos por uma equipa especializada da Contisystems e destruídos, dando origem à estilha. Este material é entregue na Extruplás, no Seixal, onde a estilha passará por um processo de transformação originando mobiliário urbano, pronto a ser utilizado.

O Santander Portugal é o primeiro Banco do Grupo Santander na Europa e no mercado nacional a reciclar os cartões capturados, dando assim mais um passo na sua política de sustentabilidade e preservação ambiental.

PUB
PUB
TURISMO
Alojamento e Restauração com maior proporção de novas contratações no 2º trimestre
27 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Procura de famílias estrangeiras que fixam residência em Portugal impulsionam mercado de arrendamento
27 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Novo Fundo de Investimento da Sonae Sierra adquire cinco supermercados na Alemanha
26 de outubro de 2021
PUB