CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Casa Aldoar vence prémio de arquitectura em Nova Iorque

19 de abril de 2021

A casa Aldoar, uma das mais recentes obras do arquitecto Raulino Silva, venceu dois prémios internacionais de arquitectura este ano.  Venceu o 1º Prémio no Architect of The Year Awards 2020, na categoria Private Residential Built, e esta semana foi anunciado em Nova Iorque como vencedora do Prémio Silver 2021, do Muse Design Awards, na categoria Architectural Design – Residential.

Desde início do ano de 2021, esta habitação unifamiliar, tem recebido um grande destaque internacional, já foi nomeada ainda para o Prémio Obra do Ano 2021, do Archdaily Brasil, integrou a selecção oficial do Prémio London International Creative Competition 2021.

A Casa Aldoar está inserida no loteamento do Monte da Ervilha, junto à Foz do Douro na cidade do Porto. O terreno urbano, longo e estreito, permitiu a construção de uma cave, dois pisos e um recuado.

Na fachada principal encontra-se um pequeno jardim e a entrada pedonal da casa. Na lateral voltada a Norte, desenvolve-se uma rampa de acesso à garagem na cave e na zona posterior a piscina com uma área de estar exterior protegida por um grande pórtico de ensombreamento.

No piso da cave fica a garagem, a lavandaria, a casa das máquinas e um quarto para as visitas iluminado por um pátio. No piso térreo temos a cozinha voltada para a rua e a sala voltada para a da piscina. Na zona central da casa temos as escadas, o elevador e um pequeno sanitário.

No piso superior, estão as três suites, as duas mais pequenas para Nascente e a principal com um quarto de vestir para Poente. No piso recuado, temos uma outra suite e o escritório na zona posterior aberto para um grande terraço.

Nos espaços interiores brancos com a carpintaria a alto brilho, sobressai-se o soalho de pinho maciço nos pavimentos e no ripado das escadas. O mármore branco é utilizado nos quartos de banho, nos pátios e na lavandaria, permitindo também desenhar os lavatórios e o recuperador de calor com o apoio da televisão.

Raulino Silva nasceu em 1981, na cidade de Vila do Conde (norte de Portugal) e é arquitecto pela Escola Superior Artística do Porto (2006). Desde 2011, tem escritório próprio em Vila do Conde, onde com a sua equipa de arquitectos tem desenvolvido inúmeros projectos habitacionais e alguns equipamentos.

Tem participado regularmente em publicações, exposições, workshops e em conferências. De salientar a participação no Workshop de Arquitectura de Bergamo em Itália, organizado pela Faculdade de Arquitectura de Milão e a participação como orador no Fórum Perspective Europe em Veneza, da The Plan Magazine. Em 2020 foi convidado, pela Direcção da ESAP, para uma Aula Aberta do Seminário do Mestrado Integrado de Arquitectura, no Porto. Ainda por convite, foi júri internacional de arquitectura na plataforma Uni, Bee Breeders, Young Architects Competitions e do Prémio "Rethinking The Future Awards 2021".

Em 2019 recebeu a medalha de mérito da cidade de Vila do Conde, entregue pela Câmara Municipal e no mesmo ano foi considerado, como um dos melhores jovens arquitectos europeus ao vencer o Europe 40 Under 40 Awards do The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies.

As obras construídas tem recebido vários prémios internacionais, com destaque para o 2A Continental Architectural Awards, organizado pela 2A Magazine, o International Architecture Awards, promovido pelo The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design, o IF Design Awards, organizado pelo IF International Fórum Design GMBH, o Iconic Awards, organizado pelo German Design Council e o Baku Internacional Architecture Award, promovido pela Ordem dos Arquitectos com o apoio da União Internacional dos Arquitectos.