CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

BALUARTE - maior galeria a céu aberto de arte urbana, no Quartel de Monte Pedral, no Porto

Antigo e devoluto Quartel de Monte Pedral recebe maior galeria a céu aberto de arte urbana

19 de setembro de 2023

Até 1 de Outubro, o antigo e devoluto Quartel de Monte Pedral, no Porto, ganha vida, antes de assumir a sua nova 'vocação' que promete renovar a centralidade na cidade com o projecto de reabilitação para habitação com arrendamento acessível, zona de escritórios e serviços e residência de estudantes.

Trata-se da BALUARTE - a maior galeria a céu aberto de arte urbana. O espaço tem expostas obras pensadas para estruturas de grandes dimensões, da autoria de Inês Arisca, Costah, Dub, Facio, Godmess, Hazul (curador), Mariana PTKS, Mr Dheo. MrKas, MURA, MynameisnotSEM, Oaktree, RA.SO.AL e Rafi die Erste.


Esta iniciativa inusitada e única na cidade pretende reavivar um espaço que terá, durante estes três fins de semana, e aproximar o cidadão do objecto artístico e cultural.

Paralelamente está assegurada uma programação pautada por conversas temáticas sobre arte urbana, visitas guiadas com João Kendall, oficinas e animação com DJs.


BALUARTE - a maior galeria a céu aberto de arte urbana, no Quartel de Monte Pedral, no Porto

De referir que a BALUARTE e a transformação deste espaço estão enquadrados no trabalho desenvolvido em prol da desmistificação do conceito negativo inerente à arte urbana que, atualmente, tende cada vez mais a perder. Fruto de um conjunto de iniciativas que têm sido desenvolvidas em toda a cidade, o Porto tem contribuído para um verdadeiro Programa de Arte Urbana (PAU) – roteiro ao ar livre com algumas obras verdadeiramente emblemáticas.

O PAU existe há 10 anos e procura estabelecer uma nova e mais estreita relação entre a comunidade artística , o território e os seus habitantes, através da promoção e apoio de arte urbana, preferencialmente em espaço público.