CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Nova Iluminação Pública da Lezíria do Tejo gera mais de 2,2 milhões de euros poupança

28 de outubro de 2021

Projecto de Eficiência Energética na Iluminação Pública da Lezíria do Tejo gera mais de 2,2 milhões de euros de poupança. Foram colocadas 70.380 Luminárias LED na iluminação pública no conjunto de 11 Municípios.

Os municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, também designada por CIMLT, representa uma poupança energética anual de 18GWh, que significa uma redução anual na ordem dos 2,2 milhões de euros na factura de energia dos municípios da Lezíria do Tejo e evita a emissão de 8.460 ton CO2eq para o ambiente. Esta intervenção potência poupanças significativas que ajudam os municípios a atingirem as suas metas energéticas e ambientais ao mesmo tempo que liberta fundos para outros investimentos em prol da Comunidade.

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão salienta que esta região tem uma das taxas de execução mais elevadas do país para o Programa Portugal 2020. Os investimentos levados a cabo na melhoria da eficiência energética das infraestruturas públicas, nomeadamente na substituição em grande escala da iluminação pública para tecnologia LED na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), composta pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, tiveram um papel decisivo no alcance deste resultado.

O projecto

Em linha com a estratégia de transicção para uma economia de baixo carbono para tornar a região da Lezíria do Tejo mais eficiente e sustentável e ao abrigo do Programa Portugal 2020 para a Eficiência Energética na Iluminação Pública, a CIMLT lançou diversas candidaturas para a substituição em grande escala de equipamentos de iluminação pública com tecnologia de descarga por novas luminárias equipadas com tecnologia LED em todos os 11 municípios associados.

Com mais de 70.000 luminárias fornecidas até ao momento, a Schréder Iluminação foi o grande parceiro desta profunda remodelação da paisagem noturna de toda a região da Lezíria do Tejo. O grau de satisfação com a performance das luminárias LED Schréder, levou vários os municípios deste Conjunto Intermunicipal da Lezíria do Tejo a avançar para a 2ª fase deste programa de Eficiência Energética na Iluminação Pública com a substituição de mais luminárias para cobrir em maior proporção o parque de luminárias de cada concelho.