CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Lisboa na 57ª posição do ranking das cidades mais sustentáveis do mundo

14 de junho de 2022

A Arcadis publica hoje o seu Índice de Cidades Sustentáveis 2022 (SCI), que avalia a prosperidade global em 100 cidades ao redor do mundo. Oslo, Estocolmo e Tóquio lideram o índice, onde também se encontram no 'top 10' outras capitais europeias como Copenhaga, Berlim e Londres, seguidas de Seattle, Paris, São Francisco e Amesterdão. Madrid e Barcelona estão entre as 50 cidades mais sustentáveis do mundo, concretamente na posição 28 e 49, respectivamente, e Lisboa na posição 57.

O Arcadis Sustainable Cities Index 2022 classifica as cidades com base nos três pilares da sustentabilidade: Pessoas, Planeta e Lucro. Os três pilares, compostos por 26 indicadores e 51 métricas diferentes, indicam a prosperidade global e reflectem os muitos serviços e resultados inter-relacionados que, as cidades precisam considerar para atingir as suas metas de sustentabilidade. O estudo também apresenta os vários pontos fortes e fracos das cidades em redor do mundo, para simplificar os complexos fatores que contribuem para a experiência urbana global.

No que diz respeito às pessoas, mede-se a qualidade da infraestrutura social, incluindo a qualidade de vida e os aspectos relacionados com a saúde, educação, criminalidade, infraestrutura de transportes e a banda larga. Glasgow é a cidade com melhor classificação neste pilar, enquanto que Madrid ocupa a ª posição em todo o ranking de cem cidades. Na secção Planeta, avalia-se a qualidade dos fatores ambientais de uma cidade para se tornar mais resiliente às alterações climáticas, como a poluição do ar, os espaços verdes, a gestão de resíduos, o consumo de energia, as emissões de gases de efeito estufa, as energias renováveis e o transporte sustentável, entre outros fatores. Oslo é a cidade do mundo que recebe a melhor pontuação neste aspecto; Barcelona ocupa a 17ª posição e Lisboa a 24ª.

Quando se trata de Benefícios, a qualidade da economia de uma cidade, ambiente de negócios e infraestrutura, acessibilidade, desenvolvimento económico ou emprego são medidos, e Seattle é líder nesse aspecto. O relatório destaca que, embora as dez primeiras tenham alcançado as pontuações combinadas mais altas, nenhuma cidade está entre as dez primeiras em todos os três pilares do relatório. Isso indica que a excelência em uma única categoria não é suficiente para a prosperidade de longo prazo. À medida que as cidades correm para cumprir os seus compromissos do Acordo de Paris até 2030, dar valor igual a todos os três pilares proporcionará os melhores resultados.

“Cada cidade é única, com a sua própria mistura de pontos fortes e fracos”, refere o director de Cidades Globais da Arcadis, John Batten. “Não existe uma solução única que possa levar uma cidade a ser sustentável. Ter um responsável pela sustentabilidade e uma rede de carregamento de veículos eléctricos claramente ajuda, mas há outros desafios interconectados, como acessibilidade a habitação e igualdade de renda, que as cidades devem enfrentar para ter um progresso duradouro.

A edição de 2022 do Índice de Cidades Sustentáveis da Arcadis é o quinto relatório da Arcadis desde 2015 e adopta uma visão holística da sustentabilidade, destacando os desafios que as cidades enfrentam, à luz da urgente mudança climática, inflação rápida e o aumento do custo de vida. Para estabelecer a classificação global das cidades, a exposição ambiental a desastres naturais, a acessibilidade da habitação e a conciliação entre a vida profissional e privada foram identificados como dados-chave. “Os custos crescentes afectaram cidades em todo o mundo e é importante notar que muitas cidades já estão num ponto de inflexão”, explica Batten. “O nosso estudo mostrou que muitas cidades estão rapidamente a tornar-se, ou já são, inacessíveis. Uma cidade que só gera lucro não é sustentável se seus cidadãos são excluídos por causa dos preços”.

O relatório alerta as cidades contra o lucro que produz um custo de vida proibitivamente alto, sem levar em consideração as suas necessidades mais amplas. Nesse sentido, destaca-se que diferenças de riqueza “exacerbadas” podem aumentar a desigualdade das rendas, a falta de acesso à habitação e ao desemprego, como se pode observar em cidades como São Francisco, Miami ou São Paulo. Pelo contrário, aquelas cidades que reinvestem seus lucros em serviços e políticas sociais e em ações ambientais que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos, como Estocolmo, Tóquio e Amsterdão, podem estar no caminho certo para a sustentabilidade de longo prazo. Podemos, portanto, concluir que sustentabilidade é sinónimo de prosperidade urbana. As cidades incluídas neste estudo foram escolhidas para fornecer uma visão geral do ambiente urbano global, sua cobertura geográfica, níveis de desenvolvimento económico, previsões de crescimento futuro e desafios de sustentabilidade. Os indicadores foram avaliados por especialistas da Arcadis na área e os parâmetros foram seleccionados com base nas informações disponíveis para todas as cidades e na credibilidade das fontes.

TOP 20 das cidades mais sustentáveis.

1. Oslo

2. Estocolmo

3. Tokyo

4. Copenhaga

5. Berlim

6. Londres

7. Seattle

8. Paris

9. San Francisco

10. Amsterdão

11. Zurique

12. Roterdão

13. Glasgow

14. Los Angeles

15. Nova York

16. Frankfurt

17. Vancouver

18. Edimburgo

19. Munique

20. Washington D.C.