Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Sustentabilidade
Iberdrola entra no negócio de energia solar em Portugal

 

Iberdrola entra no negócio de energia solar em Portugal

8 de agosto de 2019

A Iberdrola adjudicou 149 megawatts (MW) de energia solar fotovoltaica em Portugal, o que representa a entrada da empresa no desenvolvimento deste tipo de tecnologia em território nacional. 

Esta capacidade está distribuída em duas regiões (Algarve e Vale do Tejo), de acordo com o resultado do leilão público promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética de Portugal, através da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e organizado pelo Operador do Mercado Ibérico da Energia (OMIP).

Depois de conhecer o resultado do maior leilão do sector energético português da última década, Ignacio Galán declarou: "Estes novos projectos destacam o compromisso da Iberdrola com a energia renovável e para continuar a contribuir para a transição para uma Europa descarbonizada."

O grupo lidera também o projecto do Sistema Electroprodutor do Tâmega, que envolve a construção de três novas centrais (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega), com uma potência total de 1.158 MW e um investimento de mais de 1.500 milhões de euros.

A implementação deste grande projecto, prevista para o período 2021-2023, significará um aumento de 6% do total de energia eléctrica instalada no país e proporcionará energia limpa a 440 mil casas portuguesas.

Com o desenvolvimento do Sistema Electroprodutor do Tâmega e a nova capacidade solar adjudicada, a Iberdrola, que já reduziu as suas emissões na Europa em 75% desde 2000, contribui para o compromisso de Portugal de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

A Iberdrola iniciou a sua actividade comercial em território nacional em 2002, tendo realizado o primeiro fornecimento em Janeiro de 2003. Paralelamente ao processo de liberalização do mercado de energia no país, a empresa entrou no segmento residencial e de pequenas empresas em 2013 e, mais tarde, em 2017, começou o negócio de gás natural.

Para além de desenvolver o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, a Iberdrola possui uma potência eólica de 92 MW no país, dividida em três parques eólicos: Catefica, no município de Torres Vedras, 18 MW; Alto do Monção, em Mortágua e Tondela, 32 MW; e a Serra do Alvão, em Ribeira de Pena, com 42 MW.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Habitação
Câmara do Porto atribuiu 300 habitações sociais por ano nos últimos quatro anos – revela vereadora
20 de janeiro de 2026