CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Sustentabilidade
Eurekathon 2021: Competição de Data Science procura soluções para cidades sustentáveis

Eurekathon 2021: Competição de Data Science procura soluções para cidades sustentáveis

24 de setembro de 2021

LTPLabs, Porto Business School e NOS promovem a terceira edição da Eurekathon, que consiste na utilização de fontes de dados para encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Trata-se de uma maratona de geração de ideias, que desafia estudantes e profissionais das áreas de Engenharia e Ciências, Business Analytics e Data Science a encontrar soluções inovadoras que respondam a problemas reais, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O objectivo é que os projectos arquitectados pelos participantes contribuam diretamente para o desenvolvimento da sociedade, e lhes permitam reforçar competências críticas nos novos paradigmas da digitalização e inteligência artificial.

O tema da edição deste ano da Eurekathon é “Challenging Data for Sustainable Cities” contando com a parceria da Câmara Municipal de Matosinhos e do CEiiA. Os participantes deverão fazer uma minuciosa análise dos dados disponíveis para, depois, apresentarem soluções de otimização dos espaços urbanos, de modo a promover cidades mais inteligentes e mais sustentáveis.

Segundo a ONU, hoje, cerca de 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que aumente para 75% até 2050. As cidades são o palco de transformação, onde a mobilidade, a eficiência na gestão de recursos, a acessibilidade e a representatividade constituem desafios acrescidos, mas são também motores de desenvolvimento.

A procura por soluções inovadoras que possam dar resposta às problemáticas urbanas do futuro e melhorar a vida das pessoas é premente, para a qual a terceira edição da iniciativa Eurekathon pretende contribuir.

A competição vai decorrer virtualmente entre os dias 12 e 14 Novembro, através de uma plataforma especialmente desenvolvida para o evento. No dia 20 de Novembro, os finalistas terão oportunidade de apresentar os seus projectos, que serão sujeitos à avaliação de um júri.

Com base no impacto potencial, na inovação e na profundidade analítica, este painel vai premiar três equipas e os resultados dos seus projectos serão partilhados e discutidos com a Câmara Municipal de Matosinhos.

Ao longo da competição, todas as equipas vão contar com o acompanhamento de mentores destacados e terão acesso a uma diversidade de dados de comportamento humano, de fontes privadas e públicas, para criar análises, modelos e ferramentas, com vista à resolução do desafio.

Os concorrentes poderão, ainda, participar em atividades complementares, que incluem momentos de interação entre participantes e especialistas em Data Science e Smart cities, bem como momentos de entretenimento online, que promovem networking.

De recordar que as edições anteriores da Eurekathon contaram com a participação de mais de 300 talentos, entre estudantes das áreas de Engenharia, Ciências, Business Analytics e Data Science e profissionais de grandes empresas das áreas tecnológicas.

PUB
PUB
TURISMO
Alojamento e Restauração com maior proporção de novas contratações no 2º trimestre
27 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Procura de famílias estrangeiras que fixam residência em Portugal impulsionam mercado de arrendamento
27 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Novo Fundo de Investimento da Sonae Sierra adquire cinco supermercados na Alemanha
26 de outubro de 2021
PUB