CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

Edifício Doca: Primeiro projecto multifamiliar Passive House premiado pela sustentabilidade

21 de junho de 2019

Promovido e com projecto de arquitetura da Civilria, o edifício Doca 1, em Ílhavo, viu reconhecida e premiada a elevada eficiência energética e de conforto térmico e acústico, na primeira edição dos prémios do imobiliário do Expresso e da SIC Notícias.

Para Artur Varum, CEO da Civilria, “o prémio de imobiliário Expresso/SIC Notícias é o reconhecimento da aposta que a Civilria tem feito nas últimas duas décadas em dotar os edifícios do melhor desempenho a nível energético e de conforto térmico e acústico dos edifícios”.

O conjunto residencial Doca, que se caracteriza pela aposta no design e na qualidade, destaca-se também pela eficiência e sustentabilidade, sendo o primeiro empreendimento multifamiliar Passive House - conceito desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro -, marcando uma nova era, já que tem uma elevada eficiência energética e de conforto, poupando cerca de 75% de energia, graças a um sistema de ventilação que promove uma constante renovação, apresentando uma elevadíssima qualidade do ar.

O responsável adianta ainda que “a obtenção da certificação Passive House passou por um processo minucioso de detalhes construtivos, que envolveu toda a equipe, um cuidado extremo nos isolamentos, acompanhado por sucessivos ensaios e testes, num empenho contínuo e de aproximações sucessivas até à verificação final, para conseguir a tão desejada certificação”. Um trabalho feito em conjunto com a Universidade de Aveiro, que foi vital para o sucesso do projecto de certificação.

O Doca 1, constituído por 30 frações e comercializado na totalidade, integra um conjunto residencial, que representa um investimento total de 25 milhões de euros. Investimento que inclui as diferentes fases e também a parte destinada à requalificação integral da Avenida Fernão de Magalhães, que liga o empreendimento à Praia da Barra.

O conjunto residencial, desenvolvido por fases, é constituído por nove edifícios, num total de 164 fracções habitacionais. Nesta altura, o segundo edifício encontra-se em fase de conclusão, estando o terceiro em fase de acabamento e o quarto com a construção a iniciar.

A nível arquitectónico destaca-se a linguagem contemporânea e os acabamentos de qualidade dos edifícios, que traduzem a experiência da Civilria na construção de zonas habitacionais, pautadas pela relação com a natureza e respeitando a envolvente física e social.

Ao Prémio do Imobiliário Expresso/SIC Notícias candidataram-se 26 projectos, distribuídos de norte a sul do país, edificados em 2018. Os prémios contemplaram quatro categorias, divididas em subcategorias. Os vencedores foram selecionados por um júri formados por personalidades ligadas ao sector imobiliário.