CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Sustentabilidade

Edifício Doca: Primeiro projecto multifamiliar Passive House premiado pela sustentabilidade

21 de junho de 2019

Promovido e com projecto de arquitetura da Civilria, o edifício Doca 1, em Ílhavo, viu reconhecida e premiada a elevada eficiência energética e de conforto térmico e acústico, na primeira edição dos prémios do imobiliário do Expresso e da SIC Notícias.

Para Artur Varum, CEO da Civilria, “o prémio de imobiliário Expresso/SIC Notícias é o reconhecimento da aposta que a Civilria tem feito nas últimas duas décadas em dotar os edifícios do melhor desempenho a nível energético e de conforto térmico e acústico dos edifícios”.

O conjunto residencial Doca, que se caracteriza pela aposta no design e na qualidade, destaca-se também pela eficiência e sustentabilidade, sendo o primeiro empreendimento multifamiliar Passive House - conceito desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro -, marcando uma nova era, já que tem uma elevada eficiência energética e de conforto, poupando cerca de 75% de energia, graças a um sistema de ventilação que promove uma constante renovação, apresentando uma elevadíssima qualidade do ar.

O responsável adianta ainda que “a obtenção da certificação Passive House passou por um processo minucioso de detalhes construtivos, que envolveu toda a equipe, um cuidado extremo nos isolamentos, acompanhado por sucessivos ensaios e testes, num empenho contínuo e de aproximações sucessivas até à verificação final, para conseguir a tão desejada certificação”. Um trabalho feito em conjunto com a Universidade de Aveiro, que foi vital para o sucesso do projecto de certificação.

O Doca 1, constituído por 30 frações e comercializado na totalidade, integra um conjunto residencial, que representa um investimento total de 25 milhões de euros. Investimento que inclui as diferentes fases e também a parte destinada à requalificação integral da Avenida Fernão de Magalhães, que liga o empreendimento à Praia da Barra.

O conjunto residencial, desenvolvido por fases, é constituído por nove edifícios, num total de 164 fracções habitacionais. Nesta altura, o segundo edifício encontra-se em fase de conclusão, estando o terceiro em fase de acabamento e o quarto com a construção a iniciar.

A nível arquitectónico destaca-se a linguagem contemporânea e os acabamentos de qualidade dos edifícios, que traduzem a experiência da Civilria na construção de zonas habitacionais, pautadas pela relação com a natureza e respeitando a envolvente física e social.

Ao Prémio do Imobiliário Expresso/SIC Notícias candidataram-se 26 projectos, distribuídos de norte a sul do país, edificados em 2018. Os prémios contemplaram quatro categorias, divididas em subcategorias. Os vencedores foram selecionados por um júri formados por personalidades ligadas ao sector imobiliário.

PUB
ARRENDAMENTO
20 milhões de euros para construir 500 casas de renda acessível em Gaia
22 de outubro de 2019
PUB
PUB
PUB