Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Reabilitacao
Torre Albarrã do Castelo de Paderne vai ser restaurada

 

Torre Albarrã do Castelo de Paderne vai ser restaurada

 

Torre Albarrã do Castelo de Paderne vai ser restaurada

27 de julho de 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a Directora Regional da Cultura do Algarve em representação do Governo, e o Presidente da Fundação Millennium BCP assinam na sexta-feira, dia 29 de Julho, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paço do Concelho de Albufeira, um protocolo de colaboração para a valorização, restauro e conservação da Torre Albarrã do Castelo de Paderne, uma das relíquias da arquitectura militar dos almoádas que colonizaram a região nos séculos XI e XII, sendo um dos sete castelos representados na bandeira nacional.

Torre albarrã (do árabe "al-barran") é, na arquitectura militar, uma torre avançada de um castelo ou de um troço de muralha, à qual se liga, em geral, por um passadiço.

As ruínas do castelo, constituídas por alguns troços de muralhas, a torre albarrã e as paredes da capela em seu interior, no qual se abria uma cisterna, entulhada, foram classificadas como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 22 de Novembro de 1971.

O imóvel foi adquirido pelo Ministério da Cultura, através do IPPAR, em Setembro de 1997. A partir de então, a Direcção Regional de Faro iniciou trabalhos de prospecção arqueológica, no âmbito de um projecto mais amplo, de recuperação e valorização museológica.