CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

MatosinhosHabit aprova projecto para reabilitação do Bairro dos Pescadores

3 de abril de 2020

A intervenção pretende melhorar um núcleo habitacional edificado numa zona central de Matosinhos e próximo das principais vias de comunicação, promovendo a requalificação urbana e incentivando a reabilitação dos blocos através de apoios financeiros. A obra tem iniciado previsto para o final do ano.

O Conjunto Habitacional do Bairro dos Pescadores vai ser alvo de uma profunda requalificação ao nível dos edifícios e dos espaços exteriores. O Bairro engloba 104 fracções, divididas entre habitações municipais e privadas.

Os domicílios municipais serão alvo de intervenção directa por parte da MatosinhosHabit, ao passo que as habitações privadas poderão beneficiar de financiamento no âmbito do “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.

"A requalificação do núcleo habitacional do Bairro dos Pescadores é um projecto de máxima importância, visto tratar-se de um núcleo com alguns anos e que dispõe de diversos espaços degradados. Tem havido, por isso, uma preocupação do município na requalificação urbana e arquitectónica com o intuito não só de melhorar a sua imagem urbanística, mas também de proporcionar aos moradores mais conforto e qualidade de vida habitacional", refere Tiago Maia administrador da MatosinhosHabit.

A MatosinhosHabit auscultou a população residente foi auscultada, contribuindo com diversas sugestões de intervenção, designadamente em termos mobilidade urbana, de espaços verdes e jardins, de acesso às entradas das habitações e da redução das barreiras arquitectónicas.

Tiago Maia salienta que "para nós era essencial ouvirmos os moradores e ficar a par do grau de satisfação e de insatisfação de quem vive neste bairro há muitos anos. Só com este contributo,  obviamente em sintonia com o arquitecto responsável, o projecto se poderia desenvolver para que as melhorias de requalificação beneficiassem o bem-estar dos seus habitantes".

Numa primeira fase, serão intervencionados os espaços envolventes nomeadamente em termos de arquitectura, estabilidade, iluminação pública, telecomunicações, águas pluviais, segurança e saúde, gás e resíduos. Posteriormente, será reabilitado um bloco detido maioritariamente pelo município. Servindo de estimulo para que outros “privados” iniciem as obras de reabilitação, por exemplo, através do programa “1.º Direito”. 

Este projecto foi aprovado em Conselho de Administração da MatosinhosHabit o Projecto de Arranjos Exteriores na Praceta do Mar e envolvente e o Projecto de reabilitação de edifícios de habitação colectiva no Conjunto Habitacional do Bairro dos Pescadores. Este documento segue agora para a Câmara Municipal de Matosinhos para que possam, também, nessa instância ser aprovado e, logo que oportuno, possa ser remetido aos serviços municipais competentes para o lançamento da empreitada.