CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Lisboa: Reabilitação urbana em grande expansão

7 de outubro de 2016

A reabilitação de edifícios na cidade de Lisboa continua a aumentar. Só nos primeiros seis meses deste ano foram reabilitados 27 edifícios de habitação no centro histórico. Mas encontram-se actualmente em construção mais de 130 edifícios, dos quais 46 em comercialização, totalizando mais de 1000 fogos.

Segundo o estudo da consultora CBRE 'Lisbon Residential Brick Index', 44% dos imóveis recuperados situam-se na zona do Chiado, Bairro Alto e São Paulo, o valor médio pedido pelos fogos em construção e comercialização é de 5.550 euros/m2, aproximadamente o mesmo que foi observado no final de 2015. Contudo, os fogos já construídos têm um preço médio de 5.900 euros/m2.

As zonas mais valorizadas são as do Chiado, Bairro Alto e São Paulo, com preços médios de 6.200 euros/m2 e da Avenida da Liberdade e Príncipe Real, com 6.000 euros/m2.

O estudo revela ainda que no total, estima-se que entrem no mercado em Lisboa, ao longo de 2016, 60 edifícios de habitação, um acréscimo de 38% relativamente aos números de 2015. Para 2017 está prevista a conclusão de 82 edifícios na capital, que correspondem a 900 novas habitações.

"A promoção imobiliária continua assente na reabilitação de edifícios, com muito poucos projectos de construção nova. Dos 130 edifícios em construção, a grande maioria tem tipologias pequenas denotando uma vocação para o investimento e ocupação temporária, como segunda residência ou arrendamento turístico. O número de edifícios com mais de 50 fogos é reduzido, apenas quatro empreendimentos, o que corresponde a 10% da oferta em construção e comercialização. O Sottomayor Residences com 97 apartamentos, junto à Avenida da Liberdade, é o maior empreendimento de residencial em construção neste momento", lê-se no estudo.

O turismo na cidade de Lisboa continua a aumentar, pelo que o arrendamento turístico de curta duração garante aos investidores rentabilidades entre os 4% e os 5%para períodos entre os 3 e os 10 anos. Os chineses e franceses são os principais investidores estrangeiros em Lisboa, sendo que os primeiros beneficiam do programa Golden Visa e os segundos do regime de residentes não habituais.

A acompanhar essa tendência, o crédito à habitação continuou a crescer exponencialmente e entre Janeiro e Junho de 2016 verificou-se um aumento de 62% relativamente ao mesmo período de 2015. Apesar do crescimento, o montante continua a representar apenas um terço do valor observado no pico de 2007.