CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Quinta da Arealva em Cacilhas está a leilão

29 de outubro de 2020

Situa-se no extremo do Cais do Ginjal e goza de uma vista panorâmica de Lisboa. Abandonada e em ruínas, a quinta está a leilão por ordem judicial na sequência da insolvência do antigo proprietário, a sociedade Arealva, SA. O preço base do leilão é de 6 178 000 euros e o preço mínimo de arrematação de 5,2513 milhões de euros. O leilão online, promovido pela e-leilões.pt — plataforma desenvolvida pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução — termina daqui a 19 dias. Exactamente no dia 18 de Novembro às 10 horas em ponto. Quem dá mais?

A quinta é composta por uma parte rústica e uma extensa parte urbana povoada por uma série de armazens e casario em ruína. O cais da quinta estande-se por várias centenas de metros num acesso privado e próximo ao Tejo. O local foi há muito «baptizado» com o curioso nome de ‘Olho de Boi’. Com acessibilidades difíceis, a Câmara de Almada e o principal proprietário dos terrenos do Cais do Ginjal - a empresa madeirense Tejal do Grupo - pretendem desenvolver “um percurso pedonal que potencie a ligação do Rio à cidade, do Ginjal a Almada Velha, a relação e a interação das novas e velhas gentes, o encontro das memórias e histórias do passado com o presente e as possibilidades de projecção no futuro que ali estará em construção”.

O potencial da quinta agora abandonada e em ruína poderá ser enorme. Aquilo que é hoje um misto de palácio caduco, de estaleiro naval e armazéns fantasmas de proporções gigantescas, de telhados desabados e barrotes consumidos pelo fogo, poderá vir a tornar-se num local de eleição. Haja criatividade e capacidade de investimento.. Quem dá mais?!

 

Agradecimento a:

Gastão Freire de Andrade de Brito e Silva, fotógrafo e criador do blog Ruin’Arte 2009-2016. Autor do livro 

Portugal em Ruínas - Fundação Francisco Manuel dos Santos - Edição:05-2014