CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Operação de 392 milhões de euros para habitação sustentável vence Euronext Lisbon Awards

24 de fevereiro de 2021

RMBS Green Belém 1, a primeira emissão de obrigações verdes em Portugal lançada pela UCI em Maio de 2020, recebeu o prémio “Sustainable Finance” nos Euronext Lisbon Awards 2021.

O projecto premiado é uma iniciativa da UCI lançada em Maio de 2020 e foi realizado de acordo com os princípios de regulamentação STS (Simple, Transparent and Standardised). O Green Belém 1 é também o primeiro dos fundos da UCI a ostentar o selo verde da Sustainalytics.

Pedro Megre, CEO da UCI Portugal, salienta que "ter conseguido colocar um novo fundo de titularização num contexto tão desafiante como o que vivemos no ano passado e com a complexidade dos quadros regulamentares, é um marco muito importante para nós".

“A UCI está absolutamente comprometida com os princípios da sustentabilidade que nos devem orientar a todos em sociedade, pelo que o reconhecimento do mercado ao RMBS Green Belém 1 é motivo de grande satisfação e orgulho”,conclui o gestor.

A UCI indica que está empenhada nos princípios da “Energy Efficient Mortgages Initiative” (EEMI) da European Mortgage Federation, participando como entidade piloto neste projecto.

O prémio “Sustainable Finance” da Euronext reconhece a necessidade de reabilitação energética e construção de habitações eficientes em Portugal e contribui para o cumprimento das metas climáticas e de poupança de energia de ambos os países, bem como para atrair investimentos em eficiência energética.

O Green Belém tem sido apoiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), que participa na tranche sénior com um montante total de aproximadamente 100 milhões de euros.

O BEI estima que a parceria com a UCI, em Portugal e Espanha, contribuirá para a construção de cerca de 25.000 m2 de novos edifícios e para a renovação de mais 450.000 m2 de propriedades existentes. Além disso, mais de 3.000 pessoas irão beneficiar destes investimentos e a poupança final total de energia é estimada em 43,7 GWh por ano. Espera-se ainda que os subprojectos financiados pela UCI com o apoio do BEI criem 1.230 postos de trabalho durante o período de construção.

Este é o primeiro projeto conjunto de ambas as entidades e envolve a criação de uma carteira de novos empréstimos para a eficiência energética, que cumpram os requisitos estabelecidos tanto pelo banco da UE como pelo Plano de Ação para a Eficiência Energética (EeMAP), uma iniciativa liderada pela European Mortgage Federation e promovida pela Comissão Europeia.

"O sector imobiliário é um dos maiores consumidores de energia da Europa e por isso estamos satisfeitos por termos apoiado a UCI nesta operação inovadora, destinada a promover o investimento em eficiência energética na Península Ibérica",refere o Vice-Presidente do BEI Ricardo Mourinho Félix, responsável pela actividade do Banco em Portugal e Espanha.  "A UCI é uma instituição financeira pioneira neste sector que, com a participação do BEI, financiará tanto a renovação dos edifícios existentes como a construção de edifícios com energia quase nula. Temos orgulho em ver a Euronext reconhecer e recompensar os esforços da UCI para promover uma economia mais verde e mais sustentável - um prémio que é bem merecido!”,conclui o responsável.