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“Não há tecnologia que substitua o consultor imobiliário”

13 de abril de 2022

Na convenção anual da Christie's International Real Estate, que decorreu no Hotel Jerome, em Aspen, Colorado (EUA), a opinião dos profissionais foi de que a tecnologia serve para ajudar os consultores e não para os substituir.

O Annual Global Conference é considerado o acontecimento mundial mais importante para o mercado imobiliário de luxo, contando com a presença de todos os afiliados para discutir e partilhar novas formas de melhorar a rede e o serviço imobiliário. A Christie’s International Real Estate tem atualmente 138 afiliados em 46 países e detém os imóveis mais exclusivos do mundo.

A conferência contou com painéis de discussão interativos com tópicos que vão desde as influências que moldam o setor imobiliário até aos temas atuais como NFTs ou criptografia. Marcaram presença convdados como Steve McKee, Steve Murray e Mike DelPrete, especialistas em diversas áreas que englobam o mercado imobiliário e economia global. Ao longo destes dois dias, foram discutidas três tendências mundiais para 2022:

O mercado imobiliário continuará em força

Os bons resultados de 2021 estenderam-se a todos os afiliados Christie’s, que relataram ter tido dos melhores anos no setor, reforçando o que também aconteceu na Porta da Frente que teve a sua maior facturação o ano passado. Esta tendência de crescimento e desenvolvimento do mercado continuará para 2022 a nível mundial. Nos últimos dois anos houve uma transformação no conceito de casa e o que exigimos das nossas quatro paredes, desde a importância dos espaços exteriores a áreas maiores ou a escritórios para espaço de trabalho. A casa passou a ser o centro da vida de todos nós, e isso repercutiu-se no dinamismo do mercado.

O luxo não é uma simples atribuição monetária

Outro tema que foi amplamente discutido na conferência anual da Christie’s International Real Estate foi o conceito de luxo, que assume cada vez mais outros significados que não estão directamente relacionados com o poder aquisitivo. O conceito moderno de luxo representa a possibilidade de ser feliz, de ter experiências únicas que acrescentem mais qualidade à nossa vida. Neste sentido, a comercialização de imóveis deve traduzir-se nesta oportunidade de realizar sonhos e desejos dos clientes e proporcionar uma experiência privilegiada e diferenciada.

Humanização do negócio

A tecnologia no sector imobiliário desenvolve-se de ano para ano, criando novas possibilidades de negócio, marketing e comunicação entre empresas e clientes. Apesar dos crescentes desenvolvimentos tecnológicos, os especialistas de mercado afirmam que continua a não existir substituto eletrónico para um consultor que pega no telefone. Há décadas que o negócio imobiliário é feito entre pessoas e, ainda que vivamos num mundo digital, comprar casa continua a ser algo muito pessoal e importante. A tecnologia serve para ajudar os consultores a prestarem um melhor serviço aos seus clientes, e não para os substituir.

“A conferência anual da Christie’s International Real Estate é uma oportunidade única para os afiliados da rede se reunirem e discutirem as melhores práticas e as últimas tendências no mercado imobiliário premium”, diz Rafael Ascenso, director geral da Porta da Frente Christie’s. “A colaboração e a troca de ideias, tanto a nível de oradores e convidados como pelas oportunidades de networking, faz com que estes dias sejam muito gratificantes e uma excelente ferramenta de aprendizagem”, conclui.