
Mercado imobiliário logístico vai ter mais oferta e mais qualidade em 2020
A consultora Savills revela que num futuro próximo, a tendência é que a oferta no imobiliário logístico evolua, bem como a quantidade e qualidade de imóveis.
Segundo Nuno Esteves, Associate do Departamento Development da Savills, “numa linha cronológica que atravessa o ano de 2011 até 2020 verifica-se a existência de um mercado imobiliário logístico em Portugal pouco organizado e disperso. Existe oferta assim como qualidade nos imóveis disponíveis para o mercado logístico, factor este que induz a alguma instabilidade de norte a sul do país. Por outro lado, assistimos ainda a um hiato no que se refere a novos projectos, bem como a promotores dedicados”.
Ainda nesta janela temporal, verifica-se que unidades em utilização estão obsoletas face às necessidades atuais e o investidor procura classes de activos mais líquidos com saídas mais rápidas, correndo riscos relativamente baixos e apostando pouco na edificação especulativa. “Também a concentração da oferta na periferia dos aglomerados urbanos e a compressão de Yield noutras classes de activos leva à atratibilidade pela Prime Yield Logística. Neste sentido, identificam-se oportunidades de investimento e a existência de Pipeline, bem como alguns lançamentos de projectos com edificação especulativa, insuficientes face à procura registada”, adianta o responsável.
Num futuro próximo, a tendência é que a oferta evolua, bem como a quantidade e qualidade de imóveis neste sector. Também a acreditação BREEAM e LEED ajudará neste processo, instalando-se como um movimento e uma necessidade e não como uma mera acção de marketing. Espera-se que a eficiência das unidades produzidas esteja mais adequada às necessidades da procura, tal como a estabilização dos activos e a estratégia de saída a médio prazo.
“No que diz respeito à evolução das rendas, acreditamos que existirá uma subida no curto prazo e uma estabilização no médio prazo que evoluirá para uma competitividade no longo prazo”, defende Nuno Esteves.