CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 17 de outubro de 2021
Actualidade
MatosinhosHabit estabelece protocolo com AdEPorto no âmbito da eficiência energética

MatosinhosHabit estabelece protocolo com AdEPorto no âmbito da eficiência energética

23 de agosto de 2021

A MatosinhosHabit e a AdEPorto – Agência de Energia do Porto firmaram um protocolo no âmbito da promoção da eficiência energética e das energias renováveis. A parceria vai permitir a inclusão da MatosinhosHabit no Porto Energy Hub, um projecto europeu de apoio a investimentos na área das energias renováveis e também na reabilitação de imóveis.

O projecto Porto Energy Hub tem como objectivo o desenvolvimento de ferramentas técnicas, financeiras e legais que ajudem na dinamização de investimentos na reabilitação de edifícios e energias renováveis tendo como principal meta o combate à pobreza energética. Contando com a colaboração e o apoio de várias instituições e organizações (autarquias, entidades gestoras de Habitação Social, Cooperativas de Habitação e famílias), o Porto Energy Hub surge também como forma de apoiar diversos municípios no desenvolvimento de instrumentos para a supressão de obstáculos à eficiência energética, nomeadamente através da implementação do Project Development Assistance (PDA). Com este projeto será não só possível amenizar as barreiras, visíveis e invisíveis, ao investimento em planos energéticos, como também alcançar uma descarbonização efetiva da economia.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, sublinha que "esta parceria com a AdEPorto vem possibilitar que possamos agir em diversas frentes. Por um lado, em termos de uma melhoria substancial em termos da aplicação de novos modelos de eficiência energética e energias renováveis que se irá reflectir numa melhoria significativa das condições habitacionais e de bem-estar dos nossos habitantes. Por outro lado, como meio de combater uma realidade cada vez mais comum em todo o mundo, a pobreza energética, mas também como forma de qualificação das condições de vida das populações".

O Porto Energy Hub vai possibilitar ainda a criação de mecanismos para a realização de várias acções em dois sectores essenciais: eficiência energética com a beneficiação das condições da habitação; e energias renováveis através da promoção da redução da fatura energética pelo recurso a fontes de energia renovável, promoção das Comunidades de Energia Renovável, desenvolvimento de comunidades energéticas que permitam o desenvolvimento de unidades de produção para autoconsumo, e desenvolvimento de iniciativas de divulgação do projeto com o objectivo que o mesmo possa ser replicado em diversos municípios ou Comunidades Intermunicipais.

Conforme refere a Estratégia de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética (ELCPE), estima-se que em Portugal 1,9 milhões de pessoas apresentem uma elevada condição de pobreza energética, alavancada, sobretudo, pelos baixos rendimentos, a subida dos preços energéticos e o baixo desempenho energético do edificado.

PUB
PUB
TURISMO
“Adaptar Turismo” mobiliza 5 milhões de euros para apoios a fundo perdido até 20 mil euros
15 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Declaração de rendas que reduz IMI muda para de 1 de Janeiro a 15 de Fevereiro
14 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Beyoncé, o marido Jay-Z, uma jóia Tiffany de valor incalculável e uma mansão à venda por 42 milhões de dólares…
15 de outubro de 2021
PUB