CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

MatosinhosHabit estabelece protocolo com AdEPorto no âmbito da eficiência energética

23 de agosto de 2021

A MatosinhosHabit e a AdEPorto – Agência de Energia do Porto firmaram um protocolo no âmbito da promoção da eficiência energética e das energias renováveis. A parceria vai permitir a inclusão da MatosinhosHabit no Porto Energy Hub, um projecto europeu de apoio a investimentos na área das energias renováveis e também na reabilitação de imóveis.

O projecto Porto Energy Hub tem como objectivo o desenvolvimento de ferramentas técnicas, financeiras e legais que ajudem na dinamização de investimentos na reabilitação de edifícios e energias renováveis tendo como principal meta o combate à pobreza energética. Contando com a colaboração e o apoio de várias instituições e organizações (autarquias, entidades gestoras de Habitação Social, Cooperativas de Habitação e famílias), o Porto Energy Hub surge também como forma de apoiar diversos municípios no desenvolvimento de instrumentos para a supressão de obstáculos à eficiência energética, nomeadamente através da implementação do Project Development Assistance (PDA). Com este projeto será não só possível amenizar as barreiras, visíveis e invisíveis, ao investimento em planos energéticos, como também alcançar uma descarbonização efetiva da economia.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, sublinha que "esta parceria com a AdEPorto vem possibilitar que possamos agir em diversas frentes. Por um lado, em termos de uma melhoria substancial em termos da aplicação de novos modelos de eficiência energética e energias renováveis que se irá reflectir numa melhoria significativa das condições habitacionais e de bem-estar dos nossos habitantes. Por outro lado, como meio de combater uma realidade cada vez mais comum em todo o mundo, a pobreza energética, mas também como forma de qualificação das condições de vida das populações".

O Porto Energy Hub vai possibilitar ainda a criação de mecanismos para a realização de várias acções em dois sectores essenciais: eficiência energética com a beneficiação das condições da habitação; e energias renováveis através da promoção da redução da fatura energética pelo recurso a fontes de energia renovável, promoção das Comunidades de Energia Renovável, desenvolvimento de comunidades energéticas que permitam o desenvolvimento de unidades de produção para autoconsumo, e desenvolvimento de iniciativas de divulgação do projeto com o objectivo que o mesmo possa ser replicado em diversos municípios ou Comunidades Intermunicipais.

Conforme refere a Estratégia de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética (ELCPE), estima-se que em Portugal 1,9 milhões de pessoas apresentem uma elevada condição de pobreza energética, alavancada, sobretudo, pelos baixos rendimentos, a subida dos preços energéticos e o baixo desempenho energético do edificado.