CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Matosinhos: Investimento na Estratégia Local de Habitação é de 80 milhões de euros

27 de março de 2020

A MatosinhosHabit e a Câmara Municipal de Matosinhos continuam a apostar na habitação. O investimento total estimado na Estratégia Local de Habitação da Matosinhos é de cerca de 80 milhões de euros

Entre os vários programas que a autarquia indica que só o ano passado a MatosinhosHabit  apoiou 97 famílias através da atribuição de habitação social tendo em conta a especificidade de cada uma.

No âmbito das políticas habitacionais da empresa municipal, foram aprovadas 145 novas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA), elevando o número de famílias apoiadas para 707, o que representou um investimento anual de 887 545 mil euros por parte do município. De referir que, nos últimos dez anos, o PMAA apoiou um total cumulativo de 6182 famílias,num investimento, por parte da autarquia de, aproximadamente, 7,5 milhões de euros. Este programa tem como objectivo apoiar indivíduos que revelem dificuldade no pagamento dos seus arrendamentos privados, potenciando assim a reorganização e capacitação socioeconómicas da família no seu dia-a-dia, evitando o seu despejo.

Para 2020, a MatosinhosHabit refere em comunicado que aposta num novo ciclo de gestão habitacional e numa intervenção alargada no parque habitacional de Matosinhos e definiu importantes eixos de acção: promoção e qualificação da habitação; promoção de ambientes inclusivos e saudáveis; incentivo e desenvolvimento do trabalho colaborativo inter e intra institucionais; e garantia de uma gestão adequada à prestação de um serviço público.

Por outro lado, a MatosinhosHabit, indica que elaborou uma candidatura de acesso ao programa "Estratégia Local de Habitação - 1.º Direito", um projecto que pretende responder às necessidades das pessoas ou agregados familiares que vivam em condições indignas e estejam em situação de carência financeira. Para além disso, esta estratégia pretende também definir e programar a intervenção municipal no domínio da habitação e enquadrar as candidaturas a programas de financiamento para promover soluções habitacionais. No âmbito desta candidatura foi realizado um diagnóstico das carências habitacionais no concelho de Matosinhos, onde foi apresentado um conjunto diversificado de intervenções, a concretizar no período 2020-2025, que poderão abranger cerca de 2.700 agregados familiares (quase 6.300 pessoas).