CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Lisbonweek e Prata Riverside Village promovem Marvila  

8 de fevereiro de 2022

No ano em que celebra o seu 10º Aniversário, a Lisbonweek irá centrar as atenções no Bairro de Marvila. Durante todos os fins de semana de Maio, Marvila será palco de uma intensa programação cultural e turística, com exposições, visitas guiadas, conferências, e muito mais.

Neste contexto, a Lisbonweek e o Prata Riverside Village - parceiro oficial da LW'22, lançam hoje – 8 de fevereiro - uma convocatória direccionada a jovens artistas (até 35 anos) para quatro Residências simultâneas em Marvila que têm como objetivo chamar a atenção para o património histórico e contemporâneo, físico e humano deste bairro.

O "Trabalho" será o tema de reflexão da próxima edição da Lisbonweek, sob a curadoria de Filipa Oliveira. Tomando como ponto de partida a história específica e incrivelmente rica de Marvila - e em particular a importância que teve a industrialização do séc. XIX no desenvolvimento deste bairro, a LW'22 desafia jovens artistas a reflectirem sobre o que significa o trabalho hoje, e como será no futuro.

O Programa de Residências LW'22 é comparticipado financeiramente e pretende convocar uma diversidade de práticas artísticas contemporâneas que respondam ao tema central desta edição. Serão selecionados quatro artistas que durante um mês irão ocupar locais icónicos de Marvila. O resultado será uma exposição/performance que convida a um percurso artístico durante a edição da LW'22, e que ocupará edifícios históricos, espaços de trabalho, comércio local, e espaço público.

As inscrições para a Open Call estão abertas até 07 Março 2022, e para candidatar-se basta ir ao site da Lisbonweek - www.lisbonweek.com - e consultar o regulamento. Os resultados serão anunciados a 17 de Março.

 

Marvila: uma riqueza e diversidade cultural únicas

A LW'22 é desenvolvida em parceria com o Prata Riverside Village em Marvila - o único projecto em Portugal do Prémio Pritzker Renzo Piano, e conta ainda com o apoio habitual da Câmara Municipal de Lisboa, e da Junta de Freguesia de Marvila nesta edição.

Segundo Luís Gamboa, Director de Operações da VIC Properties, "Nos últimos anos, a freguesia de Marvila tem vindo a despertar para os Lisboetas e para todos os que visitam a cidade. Para a VIC Properties, que assumiu a missão de requalificar uma parte da cidade que há muito se encontrava esquecida, promovendo projectos únicos como o Prata Riverside Village, faz todo o sentido apoiar iniciativas que realcem e deem a conhecer este território, quer pela sua história quer pelo futuro que consideramos bastante promissor. Estamos seguros de que projectos como o Prata Riverside Village e eventos como a Lisbonweek vão ajudar a transformar Marvila numa das melhores freguesias do País para viver e visitar."