









Já imaginou viver numa casa de aço?
Já imaginou viver numa casa de aço? Em Portugal não é muito habitual, mas este tipo de construção já existe há décadas. E as vantagens são muitas, dizem os especialistas: materiais 100% portugueses, facilidade e velocidade de construção, eficiência energética, acústica e manutenção.
Para todos os que têm desconfiança sobre a durabilidade e segurança das habitações, os fabricantes destas casas asseguram que as casas de aço têm um prazo de durabilidade igual ou superior aos outros materiais. Relativamente à segurança, revelam mesmo que se trata de uma forma de habitação segura, inclusive a nível de resistência sísmica.
E se pensa que são casas blindadas e com pouco design, fica desde já informado que o desenho e a estética destas construções são iguais a todas as casas portuguesas. Podem ter uma arquitectura tradicional ou moderna, são construídas com as mesmas características de qualquer outra habitação, até pode ter uma casa modular, e as soluções no mercado são muitas.
Este material não é só utilizado na construção nova, também na reabilitação é um dos materiais mais procurados actualmente. Mas afinal como são feitas as casas de aço? são construídas em aço leve –o light steel framing (lsf) –, depois levam placas de gesso cartonado, lã de rocha e placas osb.
Velocidade de construção
Uma das razões para a escolha destas casas diz respeito à velocidade com que podem ser construídas, sendo possível construir em dois meses. contudo, é precsiso lembrar que as casas de aço são iguais às outras e tem de ter fundações, licenciamento e até financiamento do banco se for necessário, tal como uma casa de material tradicional.
Relativamente a custos, os valores não são muito diferentes das casas de construção tradicional. as vantagens estão noutras vertentes: em vez de ir para a obra o cimento, o tijolo, a pá, a areia, a água e todo o material necessário na construção tradicional, nestas casas o trabalhador só tem de levar o cinto, a parafusadora e os parafusos, além do aço. trata-se de uma obra limpa e seca.
Outra vantagem diz respeito à manutenção. numa casa construída em aço, se surgir algum problema nas canalizações ou num cabo não existe a necessidade de destruir paredes. depois de analisar e identificar a avaria, a obra será de fácil execução, sem lixo: basta um corte no local e, depois da reparação, rapidamente é colocada a placa.
Mudar mentalidades
Embora estas casas sejam mais usadas como moradias, esta construção também pode ser realizada em altura, até ao máximo de seis andares. Já existem em Portugal muitas empresas que trabalham exclusivamente com este material e constroem casas de todos os modelos.
Mas o mais difícil neste tipo e construção é mudar as mentalidades. Na verdade, os portugueses são conhecidos por temerem as mudanças, mas são cada vez mais os interessados neste tipo de construção. a casa de aço parece que entrou na moda.
Para comprovar que é possível ter uma casa de linhas arquitectónicas modernas, veja o exemplo desta que lhe mostramos nas imagens: Casa de Alumínio by Fran Silvestre Arquitectos, construída em Madrid, Espanha.