CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Japão: centenária penitenciária transformada em hotel de luxo

11 de abril de 2019

A cadeia Hoshino Resorts está a transformar a mais antiga penitenciária do Japão num hotel de luxo que será inaugurado em 2021, já depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O investimento atinge os 120 milhões de euros. A prisão situa-se na cidade de de Nara, na Região de Kansai, no extremo norte do Japão.

A histórica prisão de Nara, inaugurada em 1908 encerrou portas como presídio de jovens em 2017. O projecto de remodelação contempla as mais modernas técnicas de resistência antisísmica.

A propriedade “não é somente uma prisão antiga, mas tem alto valor por incorporar a arquitectura da era Meiji” afirmou o CEO da cadeia Hoshino Resorts, Yoshiharu Hoshino, à imprensa nacional, garantindo: “Esperamos torná-la uma instalação de luxo ao aproveitar seu actual design”. A Era Meiji é classificada como um período de quarenta e cinco anos, altura em que governou o Japão o Imperador Meiji (3 de Fevereiro de 1867 a 30 de Julho de 1912). Nesse período o país asiático conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se numa potência mundial.

projecto da cadeia japonesa é pioneiro no país do Sol Nascente já que é a primeira vez que um presídio é transformado numa unidade hoteleira. Talvez os futuros hóspedes não saibam que a maior parte da construção foi construída por presos que, inclusive, fabricavam os tijolos que ajudaram a erguer os muros dos imóveis que acabariam por os confinar.