
Grupo francês Bontaz instala-se em Viana do Castelo
O grupo francês Bontaz está a implantar-se em Portugal, com a construção de um centro de I&D no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.
A empresa especialista na conceção e fabrico de subconjuntos para motores de automóveis, é fornecedora de primeira linha de marcas como BMW, Mercedes, Fiat, Ferrari, Porsche, Volvo e Volkswagen. O projecto em desenvolvimento envolve, numa primeira fase, um centro de I&D, orientado para dar resposta aos novos desafios do mercado e para projectar o futuro da indústria. A missão deste complexo será criar e desenvolver linhas de produção mais eficientes e que contribuam para a excelência do processo de fabrico e dos próprios produtos.
A Garcia Garcia, construtora especializada emdesign and build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, assina os projectos de arquitetura e engenharia, assim como a execução da obra, que prevê mais duas fases. A construtora portuguesa participa, assim, em mais uma obra para o ramo automóvel em Lanheses, onde se está a criar um verdadeiro cluster de empresas do sector, que, no conjunto do país, vale 5,9% do PIB.
A fase em curso implicará a criação de cerca de 100 de postos de trabalho diretos. Com as duas fases posteriores (unidade de usinagem e unidade de torneamento mecânico) a concretizarem-se, estima-se a criação de mais 700 postos de trabalhos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, já manifestou a intenção de formalizar junto do Ministério da Economia a proposta para a criação de um clusterautomóvel no norte de Portugal e Galiza. O autarca justificou a criação do mesmo com o facto de “na região Norte estarem instaladas muitas empresas do setor automóvel para fornecer marcas como a Peugeot e Citroën de Porrinho, que produzem cinco vezes mais que a Autoeuropa”.