Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Fundos de investimento imobiliário caíram em Julho

 

Fundos de investimento imobiliário caíram em Julho

24 de agosto de 2021

Tanto o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário como o montante investido apresentaram decréscimos em Julho, segundo a CMVM.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - CMVM, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.622,5 milhões de euros, menos 159,7 milhões (1,48%) do que em Junho.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário decresceu 1,0% para 7.903,9 milhões de euros. Nos FEII, o valor recuou 3,07% para 2.304,4 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,8% para 414,2 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 48,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao sector do comércio (46,2% do total).

A Interfundos (11,8%), a Square AM (11,8%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,1%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em Julho foram liquidados dois fundos especiais de investimento imobiliário geridos pela Interfundos, o “Stone Capital – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado” e o “Gestimo - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”; e um fundo de investimento imobiliário gerido pela GNB Real Estate, o “Imoarruda – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”.