Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
A pé ou de bicicleta do Parque das Nações a Vila Franca de Xira

 

A pé ou de bicicleta do Parque das Nações a Vila Franca de Xira

 

A pé ou de bicicleta do Parque das Nações a Vila Franca de Xira

3 de agosto de 2018

um processo de bem sucedida cooperação intermunicipal entre as Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa. São 44,5 quilómetros de via pedonável e ciclável entre o Parque das Nações e Vila Vila Franca de Xira, prevendo os municípios que a ligação possa ficar concluída ainda em 2018.

No concelho de Vila Franca de Xira o primeiro troço de requalificação da frente ribeirinha de toda a zona sul do concelho, até ao limite com o vizinho município de Loures foi já inaugurado. O próximo passo será uma intervenção no corredor entre Alverca e Sobralinho.

Por seu lado, a autarquia de Loures tem quase completado o projecto de construção do passeio ribeirinho e da ciclovia entre o limite do concelho de Vila Franca e o rio Trancão, ao longo de quatro quilómetros. .

Para ligar ao Parque das Nações faltará, depois, uma segunda fase ainda em território de Loures, com uma ponte sobre o rio Trancão, cabendo a Lisboa concluir a ligação com o Parque das Nações.

O troço de ciclovia e pedonal ribeirinho de Vila Franca recentemente inaugurado com uma extensão de cerca de dois quilómetros, na Póvoa de Santa Iria engloba zonas de lazer, parque de estacionamento, marina, tanques para a iniciação à canoagem e à vela, hangar para armazenamento de embarcações e instalações para a secção náutica do União Atlético Povoense, que vai gerir as actividades náuticas ali desenvolvidas.

Estas obras no Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e a Ciclovia do Tejo, que foram as primeiras, implicaram um investimento de 2,3 milhões de euros e permitiram concluir 12 dos 22 quilómetros de zona ribeirinha (margem direita do Tejo) de Vila Franca de Xira requalificados e adaptados ao desenvolvimento de actividades desportivas e de lazer.

A próxima fase do projecto no corredor entre Alverca e Sobralinho está orçada em cerca de 6 milhões de euros.