CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

A Voz do Comércio: Lojas com História e a Defesa do Património

12 de junho de 2019

A UACS - União de Associações do Comércio e Serviços, vai dar início à iniciativa “A Voz do Comércio”, com debates trimestrais. O primeiro tem como temática principal as Lojas com História e a Defesa do Património, no que diz respeito ao comércio da capital.

A UACS reúne para esta primeira sessão, na sua sede no dia 18 de Junho, às 9h30 na Rua Castilho nº14, Tiago Quaresma, Administrador na COMUR (Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa), Sofia Pereira Coordenadora do Grupo de Trabalho Lojas com História na Câmara Municipal de Lisboa e Jorge Marques, CEO do Restaurante Faz Frio, para debaterem o futuro das lojas emblemáticas em Portugal e muito em particular as de Lisboa.

De recordar que foi lançado recentemente o novo projecto Online para as Lojas com História, lançado pelo Ministério Adjunto e da Economia. As Lojas com História têm como objectivo trabalhar com o comércio tradicional e histórico da cidade no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural, e por outro lado, dinamizar e reactivar a actividade comercial, essencial para a sua existência.

Lourdes Fonseca, Presidente da Direcção da União de Associações do Comércio e Serviços salienta a importância na salvaguarda deste tipo de lojas e do imprescindível património que nos distingue e que nos identifica, enquanto País e enquanto cidade de Lisboa. Refere ainda que “É fundamental que o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa não permitam o desaparecimento deste tipo de comércio, que nos torna únicos e nos identifica”. 

Um evento para todos os comerciantes, trata-se de uma iniciativa com organização da União de Associações do Comércio e Serviços e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.