CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Ministro da Economia revela que vem aí o REVIVE II

18 de novembro de 2017

40 imóveis históricos do património público que se encontram devolutos estão a ser analisados para poderem vir a integrar a lista do REVIVE. Da primeira lista constam 33 edifícios históricos, dos quais apenas 3 foram a concurso e concluída a sua adjudicação - foram eles o Convento de São Paulo, em Elvas; os Pavilhões do Jardim D. Carlos I, nas Caldas da Rainha e o Hotel Turismo da Guarda.

O Governo pretende incrementar até ao fim de 2018 a abertura de concursos para concessionar a privados o desenvolvimento dos restantes 30 imóveis históricos que integram a 1.ª lista do REVIVE - a maioria dos quais votados ao abandono e, muitos deles, em avançado estado de degradação.

 

Portugal2020 apoiou com 300 M€ mais de 300 projectos hoteleiros

Mais de 300 projectos hoteleiros, num valor de 300 milhões de euros, foram apoiados através do programa Portugal2020  - a informação foi revelada ontem pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no encerramento do Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), que decorreu estes dias em Coimbra. No discurso, o ministro aproveitou para ractificar um número que havia dado há dias no âmbito da discussão do Orçamento de Estado 2018: “são  90 o número de hotéis que vão abrir em 2017 e 2018” e não 80 - como dissera anteriormente - o número de unidades hoteleiras que vão abrir este ano e o próximo.

Na sessão de encerramento do 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), em Coimbra, Manuel Caldeira Cabral disse que o “enorme crescimento”, além da dinamização da procura, também requer “dinamização da oferta, que se faz pelos instrumentos financeiros”.

Caldeira Cabral considerou que o aumento da procura “está a ser sustentável”, por ser dispersa e “acontecer ao longo de todo o ano”, referindo também que o crescimento é tanto da quantidade, como da qualidade.

Na sua intervenção, o governante tinha recordado que Portugal protagoniza “o maior crescimento do número de turistas no Sul da Europa”.

“O Turismo está a viver um bom momento porque está também a crescer de forma sustentável. Estamos aqui em Coimbra, na região Centro, uma das que mais cresceram”, a par dos Açores e Alentejo, disse Caldeira Cabral, que sublinhou a necessidade de o crescimento continuar e que “se espalhe mais pelo território”.

 

Vem aí o REVIVE II

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, revelou aos jornalistas presentes na cobertura do Congresso que o Governo “está a avaliar 40 imóveis para preparar uma nova edição do programa Revive, a iniciativa de reabilitação de património cultural para utilização turística”.

“Estamos já a preparar um novo pacote para quando a maioria dos outros [imóveis] estiver em concurso ou a avançar para obra podermos introduzir outros [projectos] novos”, anunciou Manuel Caldeira Cabral.

“O que temos neste momento são outros 40 [imóveis] que estão a ser estudados e trabalhados, mas o que é certo é que vai haver alguns que vão entrar e outros que não”, especificou.

“O estudo que temos feito é muito rigoroso, [pelo que] só entraram para este processo monumentos cuja utilização turística não pusesse em causa os valores patrimoniais e históricos, mas também só entraram para este processo depois da análise da Direcção-Geral do Património Cultural”.

O processo é sujeito à análise do Turismo de Portugal quanto à sua viabilidade, “porque de outra forma estaríamos a abrir concurso para algo que não acreditaríamos que pudesse ser sustentável”.

Até ao momento 33 imóveis foram inscritos no REVIVE, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais, que visa promover os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto.  Destes, dois foram a concurso e concluída a sua adjudicação: O Convento de São Paulo, em Elvas; e os Pavilhões do Jardim D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. O Hotel Turismo da Guarda foi o terceiro concurso aberto e após a abertura das propostas foi “admitida a candidatura apresentada pelo agrupamento constituído pelas empresas MRG - PROPERTY, SA e MRG - CONSTRUCTION, SA”.

O ministro Manuel Caldeira Cabral afirmou em Coimbra que, até ao fim do ano, vão ser abertos mais cinco projectos a concurso da lista REVIVE e os outros serão lançados a concurso “ao longo da primeira metade do próximo ano”.

 

Artigos relacionados: