CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

REVIVE: Hoti Hotéis interessado em dois imóveis históricos

7 de abril de 2017

O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, e o Quartel da Graça, em Lisboa, são dois dos 31 imóveis históricos integrados no Programa Revive que interessam à Hoti Hotéis, a 7.ª maior cadeia hoteleira em Portugal. Recorde-se que o programa “Revive”, criado pelo Governo em 2016, “abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de projectos turísticos, através da realização de concursos públicos”, sendo acompanhado por uma equipa técnica integrada por representantes da Direcção-Geral do Património Cultural, da Direcção Geral do Tesouro e Finanças e do Turismo de Portugal, I.P., e contando ainda com o envolvimento dos Municípios de localização dos imóveis.

 “Temos estado a acompanhar o processo. Não tendo ainda apresentado candidatura, iremos certamente apresentar. Nessas duas garantidamente temos interesse”, afirmou ao Jornal Negócios o administrador da Hoti Hotéis, Miguel Proença.

É provável que o grupo venha a apresentar ao concurso propostas subscritas com o seu parceiro estratégico, o Grupo Meliá, cadeia hoteleira espanhola da qual é a maior representante em Portugal (tem 9 das 12 unidades Meliá no país).

“Julgo que fará algum sentido, para conseguirmos aportar reconhecimento imediato e atribuir valor acrescentado. Faz todo o sentido que uma unidade que vai necessitar de um volume de investimento significativo tenha uma marca internacional para rapidamente criar vendas”, sublinhou Miguel Proença nas declarações ao Jornal de Negócios.

 

Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova

Antigo mosteiro feminino de Clarissas, de fundação seiscentista, construído ao longo dos séculos XVII e XVIII, em substituição do antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego.

Localizado na margem esquerda do Rio Mondego, no Alto de Santa Clara, contrapõe-se à Universidade de Coimbra, beneficiando de vistas privilegiadas sobre a cidade e os seus monumentos.

 

Quartel da Graça

Instalado no edifício do antigo Convento da Graça, inicialmente destinado aos eremitas calçados de Santo Agostinho, o início da sua construção data de 1271.

Ao longo dos séculos sofreu profundas modificações, tendo as obras efectuadas posteriormente ao terramoto de 1755 conferido à Igreja o seu caráter tardo barroco.

Situa-se no Largo da Graça, no topo de uma das sete colinas de Lisboa, disfrutando de vistas privilegiadas sobre a cidade e o rio Tejo.