CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Moura: Convento do Carmo vai integrar Projecto “Revive”

9 de junho de 2017

O Convento do Carmo de Moura vai integrar o “Revive”, projecto da iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que abre o património do Estado ao investimento privado para desenvolvimento de projectos turísticos no âmbito de uma concessão que se estende no tempo.

A participação do Convento do Carmo neste programa de dinamização resultou dos contactos e diligências feitas pela Câmara Municipal de Moura junto da Secretaria de Estado do Turismo.

O Convento do Carmo é o único imóvel do distrito de Beja, e um dos seis em todo o Alentejo, a integrar esta linha de intervenção. O convento foi fundado por cavaleiros da Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, que tinham por conselheiros espirituais, frades carmelitas vindos de Jerusalém. Foi erigido em 1251, no reinado de D. Afonso III (1210-1279).

Em breve, será assinado o protocolo que envolve as várias entidades que participam neste processo (Direcção-Geral do Património Cultural; Direcção-Geral do Tesouro e Finanças; Turismo de Portugal, I.P.; e Câmara Municipal de Moura) tendo em vista a futura recuperação do imóvel.

O Convento do Carmo é imóvel classificado desde 1944. A Câmara Municipal de Moura tem, ao longo dos anos, desenvolvido esforços para encontrar uma solução para edifício. A intenção da autarquia alentejana, como refere em comunicado, é “promover e agilizar os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma actividade económica com finalidade turística, gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atractividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento de várias regiões do país”.

  No âmbito deste projecto está previsto o lançamento de instrumentos financeiros destinados a alavancar o investimento privado.

Veja o Vídeo de K_Drone AQUI