CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Portugal tem 375 praias com “Qualidade de Ouro”

14 de junho de 2019

O Galardão Qualidade de Ouro, criado e desenvolvido pela Quercus há já dez anos, foi atribuído este ano a 375 praias em todo o território nacional.

As 375 unidades balneares a quem foi atribuído o “Galardão Qualidade de Ouro” em 2019 estão AQUI. São menos 15 do que em 2018, facto que é explicado pelo aumento do grau de exigência requerido em termos de análise de águas.

A associação ambientalista baseia a sua análise na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

 

Região Tejo e Oeste lidera

Das praias galardoadas, 326 são praias costeiras, 40 são praias interiores e 9 são de transição. Em comparação com o ano de 2018, apesar da diminuição global ser de 15 galardões, a diminuição sectorial tem lugar apenas nas praias costeiras, ou seja, em relação ao ano passado, as praias costeiras tem menos 16 atribuições, sendo que as praias interiores têm um acréscimo de 1 praia. As águas de transição mantêm os nove galardões.

Por regiões, verifica-se que a Região Tejo e Oeste, é a região com mais atribuições (90), seguida do Região do Algarve (87) e da Região Norte (74). Os concelhos com maior número de praias com Qualidade de Ouro são Albufeira e Vila Nova de Gaia com 18 praias, seguido de Almada e Vila do Bispo com 13, e Torres Vedras com 12.

A classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuída mediante a qualidade da água e respeitando os seguintes critérios:

 

  • Excelente qualidade da água nas quatro últimas épocas balneares, de 2014 a 2017;
  • Todas as análises realizadas na época balnear de 2018 deverão apresentar resultados melhores que o os valores definidos relativos à qualidade das águas balneares;
  • Na época balnear de 2018, não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou de interdição da praia.