Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Duas aldeias portuguesas entre as melhores do mundo para turismo rural

 

Duas aldeias portuguesas entre as melhores do mundo para turismo rural

3 de dezembro de 2021

Cumeada, no concelho alentejano de Reguengos de Monsaraz e à beira do Alqueva, e Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo são as duas aldeias portuguesas vencedoras do Prémio Best Tourism Village da Organização Mundial do Turismo. A distinção foi anunciada durante a 24.ª Assembleia Geral da OMT que decorre em Madrid.

É o primeiro ano que estes prémios são atribuídos, com o objectivo de distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial e, desta forma, contribuir para a valorização do território rural e comunidades locais através do turismo.

Com a atribuição destes prémios, a OMT, conforme refere o Turismo de Portugal, “pretende ainda contribuir para aumentar a visibilidade das aldeias e chamar a atenção para o potencial turístico destes territórios, por forma a atrair mais visitantes; promover as tradições e cultura das regiões, conferindo-lhes uma maior projecção e reconhecimento à escala internacional; incentivar o desenvolvimento das aldeias através de abordagens de sustentabilidade - económica, social e ambiental - que sejam transformadoras e em linha com os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas; e gerar redes entre as diversas aldeias a nível global”.

 

170 candidaturas

Nesta primeira edição foram recebidas mais de 170 candidaturas, oriundas de 75 países. Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo de candidaturas por país.

A validade do selo Best Tourism Village é de três anos, após os quais, a aldeia será novamente avaliada de acordo com os requisitos de sustentabilidade, para lhe ser renovado o selo.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, presente na cerimónia, “o turismo é, sem dúvida, uma alavanca para o desenvolvimento rural. A atribuição deste prémio é também uma validação da estratégia turística nacional que, desde 2017, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações com vista a construir o turismo do futuro, sustentável e inovador. E são estas boas práticas que queremos ver implementadas em larga escala, para que, cada vez mais, Portugal seja um destino que pode ser visitado ao longo de todo o ano, em todas as regiões”.