CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Santander emprestou 20,7 mil milhões de euros para compra de casa em 2020

5 de março de 2021

No fecho das contas de 2020, o banco Santander Totta concedeu  20,7 mil milhões de euros para crédito à habitação, o que corresponde a um acréscimo de 5,2% em termos homólogos. Já na quota de mercado de novos empréstimos de crédito à habitação situou-se nos 24,1%.

A instituição bancária indica ainda que o apoio a famílias e empresas portuguesas absorveu cerca de 2,0 mil milhões de euros de liquidez por via, quer das moratórias, quer de concessão adiccional de crédito, que foi parcialmente acomodado por um aumento em cerca de 0,4 mil milhões de euros dos depósitos de clientes.

"O ano de 2020 foi um ano de adaptação e de resiliência, muito desafiante para todos e, em especial, para as áreas comerciais, que permaneceram na linha da frente na relação com os clientes. Esta relação, naturalmente, sofreu alterações, fruto da pandemia. Apesar de todos os constrangimentos, os balcões mantiveram sempre as portas abertas ao público, mesmo nos períodos de confinamento. Em paralelo, foram desenvolvidas novas formas de trabalhar, mais digitais e mais remotas. O Banco mantém o seu propósito de apoiar o desenvolvimento das famílias e empresas e a ambição de ser o melhor Banco para os colaboradores, clientes e sociedade", explica a instituição em comunicado.

Assim, revela que a estratégia de particulares passou sobretudo por reforçar a liderança no crédito à habitação, através da plataforma Open House, e pela dinamização comercial nas áreas de proteção (seguros), poupança e pagamentos. Apesar do contexto de pandemia, a produção acumulada de crédito à habitação cresceu 31% em relação a 2019, um crescimento superior ao do mercado, tendo assim o Banco aumentado a sua quota de mercado de originação de 20% para 24%. A produção de crédito pessoal, por seu lado, ascendeu a 378 milhões de euros (menos 28% do que o ano 2019), sendo de destacar a solução online CrediSimples, que representou 40% do crédito pessoal concedido.

No que respeita aos fundos de investimento imobiliário, estes totalizavam cerca de 329 milhões de euros em activos sob gestão, no final de 2020.

No período em análise, foram também concluídas diversas operações relevantes de financiamento num conjunto alargado de sectores, destacando-se variados financiamentos e refinanciamentos no sector imobiliário, nomeadamente centros comerciais e promoção imobiliária para residências de estudantes.

De acordo com a instituição bancária, o banco tem tido um papel de relevo no financiamento sustentável em Portugal. Nos últimos cinco anos, financiou mais de 510 mil euros em diversas operações com impacto positivo para o ambiente e para a sociedade, como sejam na produção de energia através de fontes renováveis, no tratamento de resíduos, no fornecimento e tratamento de água, na economia circular, na saúde ou na educação. Todas estas operações têm sido realizadas com recurso a diferentes estruturas de financiamento, adaptadas às necessidades de cada projecto (Project Finance; Project Bonds, Bonds e Real Estate Finance).

Também no mass market, o Banco disponibiliza já diversos produtos ESG (Environmental, Social, and Governance): Crédito Habitação Verde, Crédito Energias Renováveis, Linha de Crédito para a Descarbonização e Economia Circular, Soluções Auto com condições especiais para veículos elétricos e híbridos, Fundo Santander Sustentável, entre outros.