CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Apartamentos T3 lideram aquisições dos portugueses durante a pandemia

3 de maio de 2021

O ano passado, a tipologia de imóvel mais comprada pelos portugueses foi o T3, seguido do T2 e o T4, segundo apurou a mais recente análise da Decisões e Soluções, rede de Consultoria Imobiliária a atuar em Portugal.

Os dados recolhidos mostram que os apartamentos continuam a ser os mais comprados, sendo que em seguida vêm as moradias e em terceiro lugar, os terrenos para construção.

Em termos de valores de aquisição, as moradias continuam a ser as mais dispendiosas com um valor médio de 164.200 euros, enquanto os apartamentos representaram um valor médio de 127.600 euros e os terrenos de 80 mil euros.

De acordo com Guida Sousa, Diretora Coordenadora Nacional da Decisões e Soluções, "mesmo em plena pandemia a verdade é que o setor imobiliário manteve a sua dinâmica. Os portugueses ao ficaram literalmente fechados em casa começaram a valorizar o conforto, a área da habitação e em muitos casos a procurar um espaço exterior onde pudessem usufruir de alguma liberdade".

"A pandemia associada à existência de condições bastante atrativas, nomeadamente spreads abaixo de 1% e Euribor negativa que conduzem a taxas de juros historicamente baixas, fez com que muitos dos nossos clientes resolvessem comprar casa”, reforça ainda a responsável.

No que diz respeito ao perfil dos compradores, as idades rondam os 30 a 40 anos, 60% são homens e 40% mulheres. Quanto à nacionalidade 90% são portugueses.