Taxa Euribor sobe a três, a seis e a 12 meses
A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses em relação a quinta-feira.
Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que avançou para 2,049%, continuou abaixo das taxas a seis (2,139%) e a 12 meses (2,323%).
A taxa Euribor a seis meses, que passou em Janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu hoje, ao ser fixada em 2,139%, mais 0,003 pontos do que na quinta-feira.
Dados do Banco de Portugal (BdP) referentes a Janeiro indicam que a Euribor a seis meses representava 38,93% do ‘stock’ de empréstimos para a habitação própria permanente com taxa variável.
Os mesmos dados indicam que as Euribor a 12 e a três meses representavam 31,78% e 24,98%, respectivamente.
No prazo de 12 meses, a taxa Euribor avançou hoje para 2,323%, mais 0,007 pontos.
No mesmo sentido, a Euribor a três meses subiu hoje ao ser fixada em 2,049%, mais 0,003 pontos do que na quinta-feira.
Em 05 de Fevereiro, o BCE manteve as taxas directoras, de novo, pela quinta reunião de política monetária consecutiva, como tinha sido antecipado pelo mercado e depois de oito reduções das mesmas desde que a entidade iniciou o ciclo de cortes em Junho de 2024.
A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 18 e 19 de Março em Frankfurt, Alemanha.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Lusa/DI






