CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma casa camuflada nas dunas de Melides

5 de março de 2021

Com 500 metros quadrados, a Casa do Arco, em Melides tem a assinatura do atelier de arquitectura SABRAB, que desenhou um projecto perfeito de integração nas dunas de Melides e de contacto com a natureza.

Com quatro suites, uma sala de estar, uma sala de jantar, uma sala de meditação e uma cozinha com uma mesa de refeições que se destaca pela capacidade de 16 lugares sentados, esta moradia tem ainda a particularidade de  .beneficiar do contacto com a água por estar rodeada pela piscina exterior.

Miguel Barbas, CEO da SABRAB, explica: “Para este projecto procurámos uma arquitectura e materiais tão neutros quanto possível. Quisemos respeitar toda a natureza secular envolvente como os sobreiros antiquíssimos, oliveiras e no tardoz pinheiros tão típicos desta zona.”

Os revestimentos foram feitos em travertino de Navona com aplicação em opus romano, dando um carácter brutalista ao pavimento, na mistura com as paredes em cal tradicional portuguesa, misturado com areia do rio, para terem uma cor mais terracota. Tanto a cozinha como as portas foram feitas de madeira dinamarquesa Dinesen, uma verdadeira homenagem à simplicidade e à beleza provenientes das árvores.

A piscina rodeia quase toda a casa, encontrando-se com os alpendres recortados na linha de visão da suite principal, oferecendo uma sensação de infinito.

“Cada vez mais defendemos e acreditamos que temos que respeitar a natureza que nos rodeia, e todos os nossos projectos caminham para esse propósito. Esse respeito e a procura por um impacto ambiental cada vez menor, são premissas que nos comprometemos a seguir no futuro”, refere o CEO da SABRAB.

Na Casa do Arco, não serão feitos arranjos exteriores, e manter-se-á toda a envolvente, preservando a natureza existente, sendo somente tratada a areia que rodeia o local.