




Prémio “ArchDaily Building of the Year 2020” atribuído a dois projectos portugueses
Os ateliers Aires Mateus e REM'A, estão entre os 15 vencedores do Prémio “ArchDaily Building of the Year 2020”, nas categorias de Casas e Melhor Aplicação de Produto, respectivamente.
A ArchDaily — o website de arquitectura de maior projecção mundial — deu a conhecer os vencedores da edição 2020 do Prémio ArchDaily Building of the Year. Os 15 projectos vencedores (Melhor Aplicação de Produto, Arquitectura Comercial, Arquitectura Cultural, Arquitectura Educacional, Arquitectura Hospitalar e Bem-Estar, Arquitecura Hoteleira, Casas, Habitação, Arquitectura Industrial, Arquitectura de Interiores, Arquitectura Corporativa, Arquitectura Pública, Arquitectura Religiosa, Pequena Escala e Instalações, Arquitectura Desportiva) resultaram, tal como nas edições anteriores, da votação dos leitores e asssinantes da maior plataforma especializada de arquitectura do mundo.
O website destaca na edição deste ano “a ampla gama de intervenções, tipologias, escalas, materiais e regiões” , sendo os vencedores um reflexo do vasto alcance e importância que a arquitectura granjeou em todo o mundo. “Do sul global à Escandinávia, projectos excepcionais foram reconhecidos, escritórios consolidados foram premidos e nomes emergentes foram apreciados” - enfatiza a publicação.
O atelier REM'A, de Guimarães, com o seu projecto Casa A foi o vencedor da categoria Melhor Aplicação de Produto; enquanto o atelier AMA (Aires Mateus) conquistou o prémio na categoria Casas, com um magnifico projecto em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo. Os seus nomes juntam-se a outras figuras vencedores de destaque como “Kengo Kuma, com seu equipamento para meditação construído em madeira nos arredores de Munique, o escritório BIG e o seu aguardado projecto CopenHill, e Sou Fujimoto, com uma torre residencial na França”, entre outros.
Prémio “ArchDaily Building of the Year 2020”
Melhor Aplicação de Produto
Casa A / REM'A (Guimarães, Portugal)
Arquitectos: REM'A
Área: 450.0 m²; Ano: 2019
Fotografias: Ivo Tavares Studio
Fabricantes: POLYREY, Accoya, Lunawood, BBG Alluminium
Casas
Casa em Monsaraz / Aires Mateus (Portugal)
Arquitectos: Aires Mateus
Área: 174.0 m²; Ano: 2018
Fotografias: João Guimarães
Fabricantes: GIRA
Construção : JDS, Manuel Mateus Frazão