CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Clube de Vela da Costa Nova une a tradição das casas de Ílhavo ao modernismo da madeira

7 de janeiro de 2021

O Clube de Vela da Costa Nova, um dos mais antigos clubes náuticos da zona do estuário da Ria de Aveiro, renovou-se mas manteve a tradição dos palheiros de Ílhavo. A madeira foi o elemento escolhido pela Ferreira Arquitectos.

O clube estava dividido em três espaços principais: o restaurante, o bar dos sócios e a esplanada. "Para cada um destes espaços, existia um público específico, com preferências e tradições diferentes, o que provocou o grande desafio deste projecto. Pretendia-se renovar um espaço danificado pela passagem do tempo e, simultaneamente, manter o espaço reconhecível do 'antigo', respeitando as memórias e o seu valor, ainda relevante para todos os membros do Clube dos Sócios", revela a equipa projectista..

Assim, o projecto arquitectónico manteve a madeira como o pano de fundo do típico palheiro da Costa Nova, de modo a enraizar essa memória, no entanto, sempre utilizada aliada ao moderno e às tecnologias, como por exemplo, nas peças de madeira retro iluminadas, de modo a criar um ambiente único e confortável. "Em termos da morfologia do espaço, era claro que a excessiva divisão do mesmo estava a prejudicar a fluência do percurso, e então, decidimos criar um único balcão, sendo que este mantinha, ainda que sublime, a divisão entre o restaurante e o bar dos sócios. No restaurante, decidimos aproveitar a vista posterior sob a ria, através de grandes vãos com uma expressão minimalista, de modo a manter uma visão panorâmica mais limpa. E a cozinha, agora ampliada, permitia ao utente um acompanhamento dos trabalhos e das condições da mesma", lê-se na memória descritiva.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Restaurante Clube De Vela da COSTA NOVA

Atelier de Arquitectura:  Ferreira Arquitectos

Arquitecto responsável:  José Ferreira

Website: https://ferreira-arquitetos.pt

Localização: Costa Nova, Ílhavo ,Portugal

Ano de conclusão da obra: 2020

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio

Website: www.ivotavares.net