Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
CCB recorda programas de TV do arquitecto Manuel Graça Dias

 

CCB recorda programas de TV do arquitecto Manuel Graça Dias

7 de setembro de 2021

Um ciclo de sete sessões com conversas e episódios gravados em televisão pelo arquitecto Manuel Graça Dias (1953-2019), decorrerá na sexta-feira e no sábado, em Lisboa, para recordar o legado da sua obra.

"Manuel Graça Dias na TV" é o título do ciclo, com produção do Centro Cultural de Belém (CCB)/Garagem Sul, e apoio da RTP, da Ordem dos Arquitectos, da Fundação Marques da Silva e da Livraria A+A, especializada em arquitectura.

Com entrada livre, este ciclo vai apresentar 21 episódios retirados do arquivo dos programas transmitidos pela RTP, entre 1992 e 1996, em sessões que decorrem na sexta-feira, a partir das 17:00, e, no sábado, a partir das 15:00, no pequeno auditório do CCB.

A sessão contínua, durante dois dias, será intercalada com apresentações e conversas por sete convidados que seleccionaram os episódios, entre os quais a arquitecta Alexandra Areia, a directora artística do teatro LU.CA, Susana Menezes, o arquitecto João Luís Carrilho da Graça, a arquitecta Ana Vaz Milheiro e o cineasta João Botelho.

Entre 1992 e 1996, em quatro temporadas consecutivas de programação, no programa quinzenal "Ver Artes/Arquitectura", da RT2, o arquitecto Manuel Graça Dias entrevistou arquitectos, mostrou edifícios, falou de cidades, apresentou obras e discutiu ideias.

"Os seus documentários trouxeram a arquitectura para o quotidiano dos portugueses, misturaram caixilhos de alumínio com a noite lisboeta, as preciosidades da estereotomia da pedra com a alegria do néon, os problemas do trânsito com a volumetria e a linguagem dos edifícios", assinala o CCB, sobre o legado de Graça Dias.

Manuel Graça Dias foi também colaborador da rádio TSF, destacando-se o programa "Ao Volante pela Cidade", composto de conversas, em forma de percurso urbano, e do semanário Expresso, na área da crítica de arquitectura (2001/2006).

Recebeu, com Egas José Vieira, o Prémio de Arquitectura Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura, de 1999, pelo conjunto da sua obra construída.

Lusa/DI