CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Seixal disponibiliza 2000 lugares de estacionamento gratuitos junto às estações de comboio

9 de julho de 2020

Com o intuito de motivar os municipes a utilizar cada vez mais os transportes públicos e contribuirem para a descarbonização do concelho, a Câmara Municipal do Seixal vai disponibilizar 2000 lugares de estacionamento gratuitos junto às estações ferroviárias do Fogueteiro, Foros de Amora e Corroios. Esta decisão foi tomada “perante a intransigência do Governo e da Fertagus, que preferem ter parques de estacionamento fechados, do que entregá-los à câmara, para esta os disponibilizar à população” - denuncia a edilidade.

Os elevados preços praticados pela Fertagus e autorizados pelo Governo para os estacionamentos existentes levaram a autarquia a intervir. Assim, a câmara da Margem Sul vai investir cerca de 1,3 milhões de euros para responder às dificuldades de estacionamento e acessibilidade nestas áreas habitacionais do Seixal. O primeiro parque, com capacidade para 94 viaturas, situado na Praça José Queluz, em Corroios, entrou em funcionamento no dia 3 de Julho, e dará também apoio à estação do Metro Sul do Tejo de Corroios.

“Os seis parques de estacionamento municipais vão beneficiar em muito a qualidade de vida dos munícipes do Seixal que se debatem com o problema do estacionamento abusivo junto às suas habitações nestas áreas, e os utentes da Fertagus que pagam preços muito elevados nos parques de estacionamento desta concessão do Estado” - refere o comunicado do município.

 

Os novos parques de estacionamento da Câmara Municipal do Seixal situam-se:

 

  • Praça José Queluz, em Corroios – 94 lugares, dois para pessoas com mobilidade reduzida – obra concluída no valor de 144 836,72 euros;

 

  • Mercado de Levante de Corroios – 220 lugares

 

  • Escola Secundária João de Barros – 300 lugares;

 

  • Envolvente à Estação Ferroviária dos Foros de Amora – 1000 lugares;

 

  • Bairro 1.º de Maio, no Casal do Marco – 136 lugares;

 

  • Envolvente à Estação Ferroviária do Fogueteiro – 250 lugares.

 

Câmara “briga” com a Transtejo

A Câmara Municipal do Seixal pretendeu também um acordo com a Transtejo relativamente ao parque de estacionamento de apoio ao Terminal Fluvial do Seixal, uma estrutura com 1.854 lugares de aparcamento, cuja concessão pertence à empresa Empark.

O subaproveitamento do parque, a desleixada manutenção do piso, das zonas florestais e da iluminação pública, assim como o pagamento da elevada tarifa cobrada pela concessionária levou a Câmara Municipal do Seixal a encetar conversações com a Transtejo, propondo-se estabelecer uma parceria com vista à fixação das condições de gestão e funcionamento do parque.

Segundo o presidente da autarquia da Margem Sul, Joaquim Santos, a intenção e único propósito era “poder vir a disponibilizá-lo gratuitamente à população, constituindo assim um forte incentivo à utilização do transporte público fluvial” - refere o edil.

Mas, "ao invés de se privilegiar a função de serviço público às populações, a Transtejo e a respectiva tutela, priorizam uma lógica financeira e economicista" tendo a Transtejo respondido com a actual concessão à Empark.

O autarca acrescenta ainda que “o requisito da concessão não foi, no entanto, considerado pela Transtejo em Maio de 2017, por ocasião da celebração do protocolo para a gestão e funcionamento do parque de estacionamento do Cais do Seixalinho com a Câmara Municipal do Montijo, a título gratuito, denunciando, pois, «dois pesos e duas medidas» para problemas semelhantes.

Recorde-se que o concelho do Seixal é gerido pela CDU (PCP e Verdes) e o município do Montijo está, há muito, sob gestão do PS.