CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Construção sustentável: Sto Ibérica reforça aposta em Portugal

6 de maio de 2021

A Sto Ibérica, filial da empresa alemã líder mundial em produtos e sistemas de construção sustentáveis, acaba de anunciar o reforço da sua aposta em Portugal com o incremento da sua oferta de soluções inovadoras para habitats sustentáveis através do lançamento de uma nova área de negócio em Portugal – os Sistemas de Isolamento Térmico Exterior (ITE) – e com a abertura do seu primeiro showroom em território nacional, no Seixal.

Os impactos das alterações climáticas, que têm originado inesperadas vagas de frio e calor em Portugal, o consequente aumento dos gastos de energia e recurso a aquecimento, e o aumento da consciência social para cuidar do meio ambiente têm levado a que a eficiência energética passe a estar no centro das preocupações no setor da construção.

Esta conjetura veio impulsionar a aposta da Sto Ibérica em Portugal e o seu investimento no mercado nacional com o lançamento de uma nova área de negócio, os Sistemas de Isolamento Térmico Exterior (ITE), complementar a atual oferta da marca. A nova solução Sto irá permitir agir de forma mais responsável para com o ambiente, manter uma temperatura ambiente agradável dentre dos edifícios e ainda aumentar o valor dos imóveis. 

“Tem havido uma clara evolução do mercado nacional no que respeita à consciência e consequente demanda de soluções de construção mais eficientes e sustentáveis”, refere José Neves, responsável pela Sto Ibérica Portugal.

“Portugal tem um potencial incrível para a introdução destes sistemas uma vez que o mercado da construção continua a crescer e o mercado de reabilitação também, sendo que, neste último, particularmente, existe um leque gigante de oportunidades para tornar os edifícios tradicionais e antigos em edifícios mais eficientes do ponto de vista energético”, reforça ainda o responsável.

Sistemas de Isolamento Térmico de Fachadas Sto: StoTherm e StoVentec

Para além de proporcionarem uma proteção duradoura dos edifícios, os Sistemas de Isolamento Térmico Exterior e fachadas ventiladas Sto possibilitam ainda múltiplas opções de design através da combinação de rebocos e pinturas de fachada que atribuem, aos edifícios, uma personalidade única. Em Portugal, a Sto Ibérica disponibilizará dois dos seus sistemas mais populares no mundo inteiro: o StoTherm e o StoVentec.

O StoTherm é um dos sistemas de isolamento de fachadas mais conhecidos e utilizados no mundo. As principais razões da sua popularidade residem na sua resistência dez vezes superior à dos sistemas minerais contra choques e impactos, na sua máxima segurança contra a formação de fissuras, na sua composição isenta de cimento, na sua versatilidade de design e rentabilidade. A oferta de acabamentos StoTherm vem trazer ao mercado soluções apaixonantes e totalmente diferenciadoras face aos produtos já existentes no mercado.

Por sua vez, as fachadas ventiladas com painéis de suporte StoVentec oferecem uma clara vantagem em termos de regulação da humidade, liberdade de design e adaptação a qualquer clima. Os requisitos ecológicos para uma construção energeticamente eficiente são cada vez mais rigorosos, pelo que, para poder cumpri-los, é imprescindível a instalação de isolamento térmico nos edifícios, sendo a solução StoVentec particularmente eficaz a este nível.

“Acreditamos que ainda há muito caminho a percorrer neste campo, nomeadamente no que respeita a legislação e incentivos, mas estamos certos de que soluções de vanguarda como as que vamos introduzir agora no mercado nacional irão contribuir ativamente para alavancar a consciência em torno de habitats mais sustentáveis, tanto na construção pública como na habitação particular. A história e percurso da marca Sto a nível mundial atuam como selos de garantia de execução, trazendo a confiança e o conforto fundamentais para responder às exigências dos nossos parceiros”, acrescenta José Neves.

Novo showroom no Seixal

Para além da entrada nesta nova área de negócio, a Sto Ibérica acaba de investir também na implementação de um escritório em Portugal, na zona do Seixal, e respetivo showroom. Este investimento reforça a aposta da companhia no mercado nacional e no potencial de crescimento do mesmo. O showroom servirá para dar a conhecer os produtos, sistemas e soluções Sto, bem como para realizar formações aos instaladores de acordo com a política de atuação da Sto.

Recorde-se que, desde 2018, ano em que entrou no mercado nacional, a Sto Ibérica em Portugal dedicou-se maioritariamente ao segmento de Sistemas de Acondicionamento Acústico, trabalhando ao longo destes anos em diversos projetos ao lado de alguns dos mais reputados arquitetos nacionais como Siza Vieira, Souto Moura, Carrilho da Graça, Aires Mateus, Pedra Silva, entre muitos outros.