


Reabilitação do quarteirão da Real Companhia Velha avança
Mário Ferreira, dono da empresa Douro Azul e presidente da Mystic Invest, SGPS, avançou ao “Negócios” que a reabilitação do quarteirão da Real Companhia Velha, em Gaia, está a arrancar. Trata-se de um investimento de 50 milhões de euros que irá proporcionar ao abandonado quarteirão das antigas instalações da secular companhia vinícola, um complexo de escritórios, um centro cultural, um espaço comercial e um hotel. A Real Companhia Velha, que comemorou recentemente os seus 260 anos, regressa também às suas antigas instalações ocupando 3.600 m2 “deste complexo, onde irá instalar um "wine bar" dedicado à promoção dos seus vinhos DOC Douro e Porto e um espaço museológico dedicado ao seu passado majestático ".
O empreendimento terá também um hotel de cinco estrelas com 114 quartos e que ocupará 11.200 metros, uma zona de comércio, um centro cultural e um parque de estacionamento. O hotel e o espaço cultural "abrem em Junho de 2018, os restantes já este Verão".
A empresa de construção Novopca chegou a arrancar com as obras de reconversão do imóvel, mas, em estado de insolvência, nunca as completou. Assim, no final de 2015, a Câmara de Gaia “aprovou a cessão a uma empresa de Mário Ferreira do direito de superfície para concepção, construção e exploração do espaço” do quarteirão da Real Companhia Velha.