CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

No 1.º Trimestre, PIB português foi o que mais cresceu na UE

8 de junho de 2022

O PIB de Portugal registou o maior crescimento homólogo (11,9%) no primeiro trimestre do ano, período em que as economias da zona euro e da UE a avançaram 5,4% e 5,6%, respectivamente, divulga hoje o Eurostat.

O ritmo do crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou, no primeiro trimestre, na zona euro e na União Europeia (UE), face aos 4,7% e de 4,9% registados no período anterior.

De acordo com o serviço estatístico comunitário, na variação em cadeia, o PIB da zona euro cresceu 0,6% e 0,7%, entre Janeiro e Março, depois de ter aumentado 0,2% e 0,5% nos últimos três meses de 2021.

 

OCDE prevê crescimento de 5,4% do PIB nacional em 2022

Segundo dados também hoje divulgados, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresça 5,4% este ano, acima do esperado pelo Governo, e vê a inflação a disparar para 6,3%.

No relatório com as previsões económicas mundiais divulgado hoje, a organização com sede em Paris vê o PIB real a crescer 5,4% este ano e 1,7% em 2023, devido ao investimento público “robusto”, impulsionado pelos fundos da União Europeia, e à recuperação do turismo.

Apesar das perspectivas da OCDE para este ano serem ligeiramente mais pessimista do que as de Dezembro, quando previa uma expansão do PIB de 5,8% este ano, são mais optimistas dos que as do Governo e do Banco de Portugal que estimam um crescimento de 4,9%.

As previsões ficam ainda acima das do Conselho de Finanças Públicas (4,8%) e do Fundo Monetário Internacional (4%), sendo apenas ultrapassadas pelas da Comissão Europeia (5,8%).

A OCDE explica que o forte crescimento do consumo privado e a recuperação do turismo apoiaram a expansão do PIB no início de 2022.

Lusa/DI