Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Lisboa: custos de construção de habitação nova disparam

 

Lisboa: custos de construção de habitação nova disparam

6 de dezembro de 2017

O índice de custos de construção de habitação nova manteve em Outubro, pelo terceiro mês consecutivo, uma variação homóloga de 1,6%, enquanto o índice de preços de manutenção e reparação da habitação aumentou 1,3%, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Setembro o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação tinha aumentado 1,4%.

Para a variação de Outubro do índice de custos de construção de habitação nova contribuíram as variações homólogas de 2,1% (pelo terceiro mês consecutivo) do índice de preços do custo de mão-de-obra e de 0,9% (mais 0,1 pontos percentuais do que em Setembro) do índice de preços do custo dos materiais.

No período, as variações homólogas dos índices relativos a apartamentos e moradias fixaram-se ambas em 1,6% pelo terceiro mês consecutivo.

No que se refere ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, foi influenciado pela subida de 1,1 pontos percentuais face ao mês anterior, para 0,4%, do índice da componente ‘produtos’, enquanto a componente ‘serviços’ aumentou 1,6% em Outubro.

No mês em análise, todas as regiões NUTS II do Continente apresentaram aumentos nos preços da manutenção e reparação regular da habitação, excepto o Alentejo, que registou uma descida de 0,1% em relação ao observado no período homólogo.

Já a taxa de variação homóloga mais elevada ocorreu na Área Metropolitana de Lisboa (2,2%).