
Housers: ‘crowdfunding’ do imobiliário à arte
A plataforma de ‘crowdfunding’ (financiamento colaborativo) Housers, muito activa no mercado imobiliário espanhol e português, abriu uma nova área de negócio, oferecendo a oportunidade de investimento em obras de arte, com um valor mínimo de 50 euros.
A empresa espanhola "começou por democratizar o investimento no sector imobiliário em Espanha, Itália e Portugal" e agora pretende oferecer aos investidores "um portfólio com diferentes activos", o que a levou a abrir a plataforma a "uma nova área com grande potencial de valorização".
O primeiro projecto de obras de arte consiste na cedência de um empréstimo a um promotor para a compra, exploração e venda de um quadro do espanhol Secundino Hernandez através de uma galeria online.
A Housers já conta com mais de 3.000 utilizadores portugueses registados.
A venda está prevista no prazo de 24 meses e a rentabilidade estimada do empréstimo é de 11,56% - informa a Housers.
Para desenvolver esta actividade económica com todas as garantias, o promotor contratará diferentes seguros como roubo e deslocação. Além disso, o promotor será responsável por todos os trâmites necessários para realizar a compra e contratação dos diferentes seguros, além da estratégia de marketing do activo.
Para o desenvolvimento de todas as fases do projecto, o promotor contará com o aconselhamento de Juan Alfaro, especialista internacional de arte contemporânea e com experiência no mundo do investimento em arte