Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Grupo português Idealmed vence projecto para hospital em Omã

 

Grupo português Idealmed vence projecto para hospital em Omã

 

Grupo português Idealmed vence projecto para hospital em Omã

 

Grupo português Idealmed vence projecto para hospital em Omã

 

Grupo português Idealmed vence projecto para hospital em Omã

10 de fevereiro de 2017

O grupo do sector da saúde português Idealmed venceu o concurso internacional para o projecto de um hospital em Muscat, no sultanato de Omã, disse hoje à Lusa o presidente do conselho de administração da empresa.

O concurso, que terá numa primeira fase um investimento da ordem dos 70 milhões de euros, foi lançado pelos sultanatos do Brunei e de Omã, em conjunto com um dos maiores grupos económicos da zona do Golfo, o grupo Suhail Bhwan, adiantou José Alexandre Cunha.

"Nós assumimos o projecto como uma condição de exportação de conhecimento de competências portuguesas nas mais variadas dimensões", afirmou José Alexandre Cunha, explicando que o futuro hospital "vai ter arquitectura, engenharia e o 'know-how' clínico portugueses".

A mesma fonte explicou que, ao abrigo do acordo, está prevista a formação de médicos, enfermeiros e pessoal técnico em Portugal, designadamente na Universidade de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto e na própria Idealmed, ao mesmo tempo que médicos e professores destas instituições darão formação no Hospital de Muscat, numa lógica "intercâmbio e partilha de conhecimentos".

Para o presidente do conselho de administração da Idealmed, o hospital irá dar corpo à estratégia da empresa de internacionalizar as "competência sólidas e diferenciadas" que existem em Portugal e "capazes de ter sucesso em qualquer país" do mundo.

O hospital de luxo, com 100 camas e várias clínicas especializadas, deverá ser inaugurado no início de 2020, tendo já sido lançada a primeira fase do concurso de licenciamento.

"É um hospital de enorme diferenciação, tem uma matriz muito similar à matriz que assumimos para a unidade de Coimbra, reconhecida duas vezes pela entidade reguladora da saúde", salientou José Alexandre Cunha.

A Idealmed nasceu em Coimbra em 2003 com a Unidade Hospitalar de Coimbra, tendo clínicas na Figueira da Foz, Cantanhede e Pombal. 

No âmbito da sua internacionalização, o grupo tem parcerias na China, onde já desenvolveu vários projectos, e está a construir um hospital em Cabo Verde, que deverá ficar pronto em 2018.

Lusa/DI