Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Empresa portuguesa vai exportar 125 pontes para o Perú

 

Empresa portuguesa vai exportar 125 pontes para o Perú

11 de abril de 2019

A BERD  - Bridge Engineering Research & Design, empresa portuguesa de engenharia de pontes, venceu o concurso internacional, no valor de 17 milhões de euros, lançado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações peruano, para 25 pontes modulares.

As pontes modulares, vãos entre os 15 a 60 metros e serão entregues no próximo Verão. A facilidade e a rapidez da montagem são uma prioridade destas pontes. Estando previsto que uma equipa reduzida de homens possa montar uma ponte numa semana. As 125 pontes são compostas por um reduzido número de peças fáceis de montar. Estão envolvidas cerca de 6.000 toneladas de aço, que serão expedidas em 300 contentores atravessando o oceano por barco.

“Vencermos este concurso internacional, a par com os principais players mundiais do sector, representa um enorme reconhecimento da qualidade das soluções que apresentamos. A inovação está no nosso ADN, pelo que entramos nesta nova área de negócios alterando a oferta standard que existia no mercado e que estava restrita a adaptar o problema à solução”, afirma Pedro Pacheco, CEO da BERD.

Segundo a empresa portuguesa, os produtos existentes no mercado tinham sido desenvolvidos na II Guerra Mundial (tipo “Bailey”), reconhecidos como uma das cinco inovações militares do século XX. A BERD viu neste segmento uma oportunidade de criar e desenvolver pontes modulares, de tecnologia avançada e adaptadas às necessidades actuais, oferecendo soluções à medida de cada situação.

A BERD prevê um crescimento interessante do fornecimento de pontes modulares, numa primeira fase nos países em desenvolvimento, em especial, na América do Sul e África. A par, a empresa portuguesa encontra-se a desenvolver diversas parcerias comerciais e industriais, que permitam facilitar a sua entrada e presença em alguns destes mercados.

 As soluções de Pontes Modulares, surgem depois de 10 anos a inovar e a oferecer os melhores métodos e soluções para construção de pontes e, em resultado de uma intensa aposta em I&D. MBS by BERD oferece novos limites, dado que potencia a construção de vãos até 120 metros. O design das Pontes MBS cumpre os principais standards internacionais (AASHTO, Eurocode, Stanag, CAN/CSA-ONT, …) e as respetivas capacidades de carga.