
Comparador de comissões bancárias: uma ferramenta útil
O comparador de comissões bancárias disponibilizado pelo Banco de Portugal recebeu 88.179 visitas desde o seu lançamento, em Outubro de 2018, até Março — afirma o relatório de supervisão e comportamental hoje divulgado pelo banco central.
Em média, este comparador de comissões recebeu cerca de 14.697 visitas por mês.
O comparador de comissões está disponível no Portal do Cliente Bancário e permite comparar 93 comissões bancárias cobradas aos clientes de contas de pagamento (como a conta de depósito à ordem ou conta-corrente) por cada uma dos 200 bancos a operar em Portugal.
A comparação das comissões naquele portal do Banco de Portugal (BdP) pode ser feita por instituição ou por serviço, tendo em consideração os vários canais de comercialização (balcão, ATM, ‘online mobile') e facultando sempre o preço final pago pelo cliente, já com imposto.
O comparador é uma obrigação europeia, que tem em vista uniformizar as denominações das comissões cobradas pelas instituições e permitir a sua comparação. No caso português, o BdP decidiu alargar o leque além dos 13 serviços bancários cuja comparação é obrigatória pela directiva comunitária de Serviços de Pagamentos.
O comparador do BdP, limitado às comissões cobradas por serviços associados à conta de pagamento, não permitindo comparar produtos como os de crédito à habitação, permite aos utilizadores ordenar resultados das comparações, descarregar ficheiros e aceder um histórico (a partir de 01 de Outubro) das comissões.
Em 2018, segundo contas feitas pela agência Lusa, os cinco principais bancos cobraram mais quase 75 milhões de euros face a 2017, nas operações em Portugal, totalizando 1.818 milhões de euros.