CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Bancos e Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento melhoram honorários dos avaliadores de imóveis

20 de junho de 2022

“É com grande satisfação e com um forte sentimento de dever cumprido que estamos em condições de comunicar aos nossos Associados da forte adesão por parte Bancos e das Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento em anuírem às nossas solicitações e preocupações, com acordos já implementados nas atualizações de honorários, entre outras correções tão necessárias”, refere Rui Esteves, Secretário Geral da ASAVAL, associação que representa as Sociedades de Avaliação e os peritos avaliadores que operam em Portugal.

No passado mês de Março a ASAVAL iniciou reuniões com Bancos e Sociedades Gestoras de Fundos, para os sensibilizar das dificuldades sentidas pelos seus Associados, os Peritos Avaliadores, decorrentes de retrocessos dos honorários praticados na avaliação imobiliária, assim como as dificuldades do sector, solicitando-lhes a tomada de medidas conscientes que conduzam a uma melhor remuneração desta actividade entre outras medidas a necessitarem de correcção.

No seguimento desta iniciativa e porque a ASAVAL pretende ser a Associação de todos os Avaliadores Imobiliários, também sensibilizou os seus Associados Colectivos, para que de uma forma consciente, também actualizassem os honorários dos seus Peritos Avaliadores Externos.

“Estamos no bom caminho, vamos continuar a sensibilizar aquelas entidades que por este ou aquele motivo ainda o não fizeram, mas estamos plenamente convencidos que o farão dentro dum prazo aceitável. (…) Nem todos os Peritos Avaliadores Imobiliários em Portugal são Associados da ASAVAL, mas nem por isso ficarão de fora das melhorias conseguidas e provenientes destas iniciativas da ASAVAL. O Associativismo é talvez o processo mais direto e mais bem conseguido na defesa dos interesses dos setores de atividade, pelo que a ASAVAL aconselha e continuará sempre de braços abertos a todos os Peritos Avaliadores Imobiliários que se queiram tornar seus Associados”, acrescenta Rui Esteves.