Mais de 10.700 autarcas votam hoje, segunda-feira, para escolher, entre seis candidatos, os presidentes das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
As candidaturas ao Prémio Arquitectura Douro 2024, organizado pela CCDR-NORTE, em parceria com a Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e a Casa da Arquitectura, terminam no último dia do mês.
Se em 2010 a região tinha apenas dezasseis produtores de vinho, hoje são mais de 50, produzindo cerca de 1,6 milhões de litros de vinho e introduzindo no mercado mais de um milhão de garrafas de vinho certificado, quase todo Regional Algarve (mais de 90%).
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, gostava que na próxima Cimeira Ibérica, em Viana do Castelo, houvesse avanços no projecto para continuar a linha ferroviária de alta velocidade Madrid-Sevilha até Huelva e Faro.
O Aeroporto Internacional de Faro passou a denominar-se como Aeroporto Gago Coutinho, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros.
O projecto agora aprovado iniciou o seu caminho de procedimento há cerca de seis anos e que , quando concretizado, permitirá receber na embocadura do Rio Arade navios até aos 272 metros de comprimento.
As obras estão em curso na Fortaleza de Sagres, as quais visam a instalação de um Centro Expositivo alusivo aos Descobrimentos Portugueses, num investimento global de 2,8 milhões de euros.
Desde 2014 já foram ministrados 38 Cursos de Especialização Tecnológica, com quase oito centenas de formandos, que permitiram a qualificação profissional e pós-secundária de jovens algarvios.
Com o apoio dos fundos europeus, o projecto visa identificar e promover o potencial do crescimento azul, a investigação e inovação e a transferência de conhecimento.
Os fundos europeus geridos pelo Programa Operacional do Algarve - CRESC ALGARVE 2020 constituíram-se como importante instrumento de promoção da qualificação de jovens profissionais para o sector turístico na Região.