O INE confirmou que a taxa de inflação em Portugal abrandou para 2,3% em Outubro, menos 0,1 pontos percentuais do que em Setembro.
Portugal apresentou, em 2024, uma taxa de 9,2% de trabalhadores em risco de pobreza, estando em nono lugar entre os Estados-membros.
Porém, o indicador de clima económico, avaliado pela percepção de empresas e empresários, caiu em Outubro, interrompendo três meses de crescimento.
A Allianz Trade estima um crescimento de 1,5% do produto interno bruto (PIB) de Portugal, ligeiramente superior aos 1,3% estimados nas previsões divulgadas no 1.º trimestre. Para o ano de 2026, os especialistas veem a economia a avançar igualmente 1,5%.
Comissão Europeia dá luz verde ao sétimo pedido de pagamento de Portugal no montante de 1,06 mil milhões de euros, no âmbito do PRR.
O Turismo de Portugal destacou a necessidade de equilíbrio entre a dinâmica do sector e a qualidade de vida dos residentes, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, que hoje se comemora.
A ADENE venceu o 1.º Prémio Nacional na categoria Apoio à Transição Sustentável dos European Enterprise Promotion Awards 2025, iniciativa da Comissão Europeia.
Um estudo recente da Crédito y Caución reviu em baixa o crescimento do PIB europeu devido à queda da procura e às tensões comerciais com os EUA.
O Eurostat reviu hoje em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro para 1,5% e o da União Europeia (UE) para 1,6% no segundo trimestre, face ao período homólogo, comportamento que mostra um abrandamento.
O aumento dos preços pode contrair a procura de exportações. O impacto das novas tarifas afectará especialmente as empresas com menos musculatura financeira, aumentando o seu risco de crédito comercial.